As idosas homenagearam a fundadora do Borboletas no Carimbó, Alvina Tavares, 64, falecida em fevereiro deste ano, vítima de Covid-19. Segurando um banner com a foto da criadora do grupo, as integrantes têm realizado apresentações desde setembro, mês de aniversário de Alvina.
Há 10 horas
Por Agência Amazonas
Integrantes aproveitaram a ocasião para receber a terceira dose contra a Covid-19. Foto: Lucas Silva/SecomCom o embalo do mutirão Vacina Amazonas, idosas do grupo Borboletas no Carimbó realizaram, na tarde desta sexta-feira (1º/10), uma apresentação especial para as equipes de saúde que atuam na vacinação no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, zona oeste de Manaus. Prestando uma homenagem a uma integrante que faleceu de Covid-19, as dançarinas animaram o público e aproveitaram para receber a dose de reforço contra a doença.
Integrantes aproveitaram a ocasião para receber a terceira dose contra a Covid-19. Foto: Lucas Silva/Secom“É muito importante essa terceira dose para essas senhoras. Eu trabalho em hospital, eu sei como é que é. Eu vejo, eu atendo pacientes com Covid e vejo como que fica a situação de uma pessoa acometida por Covid-19. Essa vacina é muito importante para todos nós, não só para quem está tomando, mas para todos ao redor”, disse.
A filha de Alvina, a farmacêutica Tereza Tavares, 39, contou que o grupo foi criado pela mãe como atividade extracurricular para as idosas da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). Ela contou sobre a animação de ver as amigas da mãe sendo vacinadas e aumentando a proteção.
“Juntei o útil ao agradável. Eu me diverti e já me imunizei. Obrigado a Deus por isso. Nossa diretora, nossa professora de carimbo, morreu de Covid, também perdi minha mãe e minha irmã e estou muito feliz de estar imunizada agora. É uma proteção a mais, é um alívio, um agradecimento a Deus pela nossa vida e por tudo que a gente passou”, disse a integrante do grupo.
Uma das vacinadas foi a dona de casa Francisca Nazaré, 62. Ela falou sobre o significado de receber a terceira dose em um momento tão especial, tanto para ela quanto para o restante do grupo.
Também serão disponibilizadas a primeira e a segunda doses para pessoas com 12 anos ou mais. Serão seis pontos estratégicos que funcionarão com horário estendido: das 9h às 21 na sexta-feira e das 9h às 18h no sábado. Os postos das unidades básicas de saúde (UBS), da Prefeitura de Manaus, atenderão no horário das 9h às 16h nos dois dias de mutirão.
Integrantes aproveitaram a ocasião para receber a terceira dose contra a Covid-19. Foto: Lucas Silva/SecomVacina Amazonas
O Governo do Amazonas realiza, em parceria com a Prefeitura de Manaus, um novo mutirão Vacina Amazonas nesta sexta-feira (1º/10) e sábado (02/10). Em sua 21ª edição, o mutirão tem como principal objetivo aplicar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde a partir de 45 anos e pessoas a partir de 60 anos, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses (ou até 1º /04), e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vai coordenar dois pontos estratégicos: o Sambódromo, onde haverá 26 postos de vacinação, e o CCF Magdalena Arce Daou, com 16 postos.
Os pontos estratégicos que funcionarão em horário estendido são: Centro de Convivência da Família (CCF) Magdalena Arce Daou (pedestre), Centro de Convenções de Manaus-Sambódromo (drive-thru), CCF Padre Pedro Vignola (pedestre), Shopping Phelippe Daou (pedestre), Studio 5 Centro de Convenções (pedestre) e Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru).
Postos de Vacinação que funcionarão em horário estendido
Dia 1º/10 – Sexta-feira – Das 9h às 21h
Integrantes aproveitaram a ocasião para receber a terceira dose contra a Covid-19. Foto: Lucas Silva/SecomDocumentação
Para se vacinar, com segunda dose e dose de reforço, é necessário apresentar documento original com foto, CPF e carteira de vacinação. Para os imunossuprimidos, além dessa documentação, um laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
• Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (pedestre)
Dia 02/10 – Sábado – Das 9h às 18h
• Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus
Avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus
• Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (pedestre)
Avenida Pedro Teixeira, 2.595, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus
• Shopping Phelippe Daou (pedestre)
Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus
• Studio 5 Centro de Convenções (pedestre)
Avenida Camapuã, 2.985, bairro Jorge Teixeira, zona norte de Manaus
• Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru)
Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus
Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José, zona leste de Manaus