FOTOS: Janailton FalcãoCom o objetivo de viabilizar formas para que empresários possam potencializar suas atividades turísticas, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), com o apoio da Prefeitura Municipal e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Amazonas (Sebrae/AM), realiza, nesta terça (23/11) e na quarta-feira (24/11), uma edição do “Turismo em Movimento” no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).
Há 42 minutos
Por Agência Amazonas
Participantes terão atendimento sobre orientação mercadológica, gestão, formalização empresarial, financiamento e licenciamento
O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destaca que o “Turismo em Movimento” faz parte da estratégia do Governo do Estado para fomentar o setor nos municípios do interior do estado, além de incentivar o desenvolvimento econômico e social das regiões.
Nesta edição do evento, a programação também tem como foco os municípios do entorno de Humaitá, como as cidades de Apuí, Novo Aripuanã, Lábrea, Tapauá, Canutama, Manicoré, Borba e Boca do Acre. As atividades ocorrerão no Salão Dom José da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, situada na rua Marechal Deodoro, Centro Histórico de Humaitá.
Durante o evento, os participantes terão diversos atendimentos, como o de orientações mercadológicas, gestão, formalização empresarial, financiamentos e licenciamentos, por meio de consultores da Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
“É uma ação estratégica da Amazonastur para fortalecer a retomada do turismo no estado com novos roteiros, novas parcerias, até mesmo com informações atualizadas de como fazer o turismo acontecer nesse novo momento em que vivemos. Essa ação demonstra o interesse do Governo do Amazonas em apoiar essa atividade tão importante economicamente para o nosso estado e para todas as famílias que vivem dessa cadeia que o turismo movimenta”, disse Litaiff.
Cadastur – O Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur atuará com atendimento técnico quanto à regularização dos prestadores que desenvolvem atividade turística, orientação sobre formalização, novo acesso ao Cadastur, cadastros iniciais e renovação de cadastro, divulgação da campanha “Alô Turista” e dos protocolos de biossegurança.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também participarão com orientação sobre licenciamento ambiental e Auto de Vistoria (AVCB), utilizados para a legalização das empresas. O evento também possui a participação da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Programação – Na terça-feira (23/11), a programação ocorrerá das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, com Atendimento Cadastur e orientação empresarial para financiamentos e regularização. A partir das 18h do mesmo dia, ocorre orientação para a Sessão de Negócios que ocorrerá no próximo dia.
A programação também contempla a Sessão de Negócios, que tem o objetivo de aproximar os operadores para que possam negociar potencialidades, parcerias de mercado e comerciais. Ao todo, seis grandes operadores de serviços turísticos de Manaus estarão em contato com operadores dos municípios participantes.
Além da programação do evento, um dia antes e um dia após a programação, o corpo técnico da Amazonastur realizará visitas técnicas em atrativos turísticos da cidade.
Na quarta (24/11), das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h, ocorre o Atendimento Cadastur, e das 13h às 17h, a Sessão de Negócios.