Nesta quarta-feira (09/6), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma Tribuna Popular para discutir o combate à corrupção que vem sendo feito desde outubro de 2020 pela Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no Amazonas (DECCOR).A Tribuna Popular, proposta pelo vereador David Reis (Avante), presidente da CMM foi conduzida pelo vereador Wallace Oliveira (Pros) que destacou a importância do tema para a sociedade. “É uma tribuna necessária, pois a corrupção tem raízes em diversos procedimentos que se formatam em pequenas situações do dia a dia, e a Câmara não pode deixar de se posicionar contra esse mal”
O delegado da Polícia Civil, titular da DECCOR, Guilherme Torres Ferreira, foi o convidado da Tribuna Popular e destacou a atuação da especializada que já recebeu mais de mil denúncias em oito meses de funcionamento. “Neste primeiro ano recebemos muitas denuncias e temos atuado nas investigações e esse é um trabalho difícil, pois a corrupção é um dos maiores males do país”.
O vereador Antônio Peixoto (PTC) foi convidado para abrir a tribuna e relatou a quantidade de dinheiro desviado pela corrupção que poderia ser investido em outras frentes em benefício da população. “Bilhões e bilhões são desviados dos recursos públicos e basta ligar a televisão que vemos um escândalo de corrupção e é uma investigação que precisa ser minuciosa e célere, porque a medida que o tempo passa, é uma vida que se perde.”
Para o vereador Mitoso (PTB), a corrupção é uma praga que impede o desenvolvimento do país e é preciso encontrar soluções para combater esse mal. “Isso é um mal para nosso país e a atuação da delegacia é essencial para que nosso país se desenvolva, pois quem sofre é nosso povo que paga impostos e acaba sendo o principal prejudicado por esses roubos”, afirmou.
Na opinião do vereador Bessa (SD) a corrupção é um crime organizado. “É um crime que está fazendo advogados, administradores e faz com que aquele ente da prefeitura, do estado ou de outro poder pegue o dinheiro para uso próprio prejudicando a muitos”.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM