Uma realização de uma tribuna popular com a Associação Comercial do Amazonas (ACA) e com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), além da reunião já programada para esta quinta-feira (27/5) com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), foram os principais pontos abordados na primeira reunião da Frente Parlamentar de Recuperação Econômica aos impactos causados pela pandemia de Covid-19 (Frenpre) da Câmara Municipal de Manaus realizada nesta quarta-feira (26/5), no Memorial Carlos Zamith.
A proposta da tribuna, para debater os impactos da covid-19 na economia e encontrar soluções para a retomada, foi aprovada por unanimidade na reunião, e será, segundo Diego Afonso (PSL), presidente da Frenpre, uma excelente oportunidade de dar amplitude a temática.
“Fico feliz porque todos os vereadores da Frente aprovaram essa tribuna, esse será um dos primeiros passos para que possamos encontrar oportunidade para nossa economia que foi tão afetada. Amanhã já temos um almoço com a CDL e são essas reuniões e irão fortalecer nossa discussão”, disse.
Para o vice-presidente da Frente, vereador Lissandro Breval (Avante), a indústria 4.0, a criação de startups e investimento na qualificação das pessoas, é uma alternativa para o crescimento econômico. “Temos que qualificar nossos jovens, temos muitos com grande potencial e que precisam fazer parte desse momento e é isso que a Frente vai abordar”, enfatizou.
Glória Carrate (PL) reforçou o discurso de Lissandro Breval e acrescentou que a qualificação também deve chegar as costureiras, cabelereiras, empregadas domésticas, público que muitas vezes, segundo ela, não tem oportunidade. “Precisamos ter atenção a essas profissionais, e dar uma qualificação para a nelhoria de suas atividades só vai colaborar com a economia local”, disse.
Na reunião, ainda foi sugerida pelo vereador Caio André (PSC) uma indicação, direcionada ao governo do Estado, para realização de cursos de qualificação sobre startups e indústria 4.0 na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam).
Também participaram da reunião os vereadores João Carlos (Republicanos), professora Jaqueline (Podemos), William Alemão (Cidadania), Antônio Peixoto (PTC) e Sassá da Construção Civil (PT).
Reunião CDL
Nesta quinta-feira (27/5) os membros da Frente Parlamentar de Recuperação Econômica estarão reunidos às 12 horas, com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para ouvir sugestões de melhoria para o setor, um dos mais atingidos pela pandemia da Covid-19.
———
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Emerson Oliver