O vereador Wiliam Alemão (Cidadania) foi o entrevistado da Live Cetam+, realizada na quinta-feira (01/4), no canal do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no Youtube. Sobre o tema “A Resiliência no Mercado de Trabalho durante a Pandemia”, a conversa virtual com a psicóloga e apresentadora do programa, Déborah Pacheco, durou aproximadamente uma hora e foi baseada na capacidade do parlamentar de se reinventar, antes e durante esse momento tão complicado de enfrentamento à covid-19.
Alemão iniciou a live, ressaltando que a palavra resiliência é novidade para algumas pessoas, principalmente para aquelas que já se utilizam da mesma, sem saber sequer que o referido termo existe.
Natural de Santa Catarina, mas amazonense de coração, o vereador destacou o crescimento adquirido por ele nos últimos anos como profissional do ramo de restaurante e, consequentemente, casa de show e bar, até chegar à vida política, como um dos 41 vereadores que compõem a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
William Alemão foi inserido no perfil de uma pessoa resiliente, delineado por Déborah Pacheco, como um homem perseverante, que insiste, não desiste e tenta se reinventar para continuar seguindo em frente, sem dar o braço a torcer, mas disposto a mostrar que pode dar um jeito e provar que consegue galgar determinado objetivo ou meta.
“Nós passamos por várias crises, principalmente em setores como este do entretenimento. A gente aprende, aproveita o momento para agradar ao público, para que ele vá até o nosso espetáculo. Na Câmara de Manaus, a gente leva para dentro essa questão de ficar se reinventando e, nesse, caso, o nosso público é Manaus inteira hoje”, destacou.
De acordo com a psicóloga, ainda em termos de resiliência, a trajetória de William Alemão enquanto empresário e agora homem público, consegue ser comparada a um cidadão insistente que, entre outras virtudes e analogias, tem a capacidade de “dá um tapa na tristeza, quando está triste”.
“Você serve de inspiração para muitas pessoas nesse momento. Mesmo que não te conheçam, de forma muito próxima, elas conseguem sentir essa perseverança como sendo algo teu mesmo, bem evidente dentro de todos os teus ramos de trabalho”, observou Déborah Pacheco.
Estalo
A apresentadora citou o auge da pandemia como a fase em que todos tentaram se adequar à nova realidade do mundo, e questionou Alemão sobre em que momento ele se deparou com tudo o que estava acontecendo. Quando, de repente, ele sofreu aquele estalo de quem dormiu e depois acordou, com toda a situação ao redor.
“Eu cansei de ficar dando murro em ponta de faca, de tentar mudar alguma coisa, estando do lado de fora. Nós temos hoje várias ferramentas em que o cidadão, uma pessoa comum, consegue ter voz, seja pelo Instagram, WhatsApp, Facebook e por meio de lives como esta, consegue chegar e ser ouvido. Mas, aí ser ouvido e conseguir com que as coisas mudem, são caminhos diferentes. E, para mudar realmente, eu teria de entrar no meio político, inicialmente como vereador, e colocar dentro da Câmara, uma visão de empresário. As coisas para o empresário funcionam diferentes, de forma mais rápida, as cobranças são mais instantâneas, as responsabilidades, o fluxo de trabalho acontece. Então, iniciei essa ideia. Quando falo de empresário, não falo daquele que é dono de um império de lojas, de fábricas, mas do meio como um todo. O microempresário sentiu demais esses efeitos negativos da pandemia, e as leis parecem que não foram feitas para eles, que são os responsáveis pela maior quantidade de emprego”, ressaltou.
Para chegar a vereador da cidade de Manaus, Willliam Alemão revelou que fez uma campanha quase toda de forma online, indo para as ruas e conversando com vários setores da sociedade. E foram justamente os microempresários que deram o maior retorno nessa caminhada dele rumo à CMM. “Vários funcionários, garçons, cozinheiros e empresários se identificaram com o que eu vinha buscando, que era trabalhar em defesa dessas pessoas, da população manauara”, afirmou.
Mais resiliência
Várias outras abordagens foram feitas durante a live. Para acessá-las, clique no link https://www.youtube.com/watch?v=Pm6xFdhwK3w, e confira essa experiência inovadora que hoje é disponibilizada pelo Governo do Estado Amazonas, por meio do Cetam.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador