“A Universidade Rural pode significar um dos maiores avanços nos últimos tempos no campo Educacional no Estado do Amazonas”. A afirmação é do deputado Tony Medeiros (PSD) que aproveitou o tempo do Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para informar que fará uma indicação ao Governo do Estado solicitando a implantação do programa.
De acordo com o parlamentar a Universidade Rural nada mais é do que o aproveitamento de toda estrutura tecnológica que hoje já existe e que é usada na formação de alunos no ensino médio para oferecer cursos de graduação.
“São 2.300 comunidades rurais e indígenas que são beneficiadas por essa tecnologia. Eles recebem aulas por transmissão via satélite e se formam no ensino médio. O que queremos agora é realizar o sonho de todo pai e de toda mãe que é ver seu filho cursando um curso superior”, salientou o deputado.
Em conversa com o magnífico reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, o deputado adiantou que já existe tratativas na escolha de alguns cursos específicos para serem oferecidos pela Universidade Rural. “Produção de alimentos, produção pesqueira e agroecologia são exemplos de cursos que a Universidade Rural pode oferecer inicialmente”, destacou Tony.
Ao detalhar a Universidade Rural, Tony Medeiros esclareceu que ela pode funcionar como um departamento da própria UEA. “O importante é que ela ofereça curso de graduação para que as oportunidades sejam equilibradas. Quem por algum motivo decida morar nas comunidades rurais ou quem viva nas comunidades indígena precisa ter as mesmas oportunidades de quem vive na cidade”, concluiu o parlamentar.
Gabinete do Deputado Tony Medeiros (PSD)
Texto: Assessoria do Deputado
Foto: Jimmy Christian