A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) reforçou nesta terça-feira (6) a defesa da educação inclusiva de crianças e jovens e lançou um apelo às prefeituras do Estado, no sentido da regulamentação da Lei que garante a presença de um profissional monitor nas salas de aulas, para acompanhar os alunos portadores deficiência nas atividades pedagógicas e atuando também como interlocutor entre a escola e a família.
Em aparte ao pronunciamento do colega Álvaro Campelo (Progressistas) sobre a conscientização do autismo, a deputada Therezinha disse tratar-se de um tema que toca o coração das pessoas que tem uma criança ou jovem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e que precisam de uma escola adequada, com profissionais capacitados para auxiliar no desenvolvimento escolar dos alunos com necessidades especiais.
De acordo com a deputada a Lei nº 1.3146/15 que assegurou a presença do profissional Monitor de Apoio à Pessoa com Deficiência, para garantir a inclusão do aluno em classes regulares de ensino, precisa ser regulamentada nos municípios. “O monitor contribui para a sociabilização e o aprendizado, evitando por exemplo, que a criança com autismo fique isolada na sala de aula”, enfatizou.
Segundo Therezinha, não existe ainda um reconhecimento específico ao profissional de apoio ao aluno com deficiência, mas a sua atuação é garantida pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).
“Então eu faço um apelo para que os prefeitos se mobilizem e entendam a necessidade de dotar as unidades com um monitor escolar, tendo em vista que hoje em dia existe um aumento significativo de crianças que apresentam o espectro do autismo”. Salientou a deputada que preside a Comissão de Educação da Aleam.
Escola Especial André Vidal de Araújo
Em atenção ao deputado Serafim Corrêa (PSB), que destacou a importância da Escola Especial André Vidal de Araújo, concluída em sua gestão como prefeito de Manaus, e que é referência no atendimento a crianças com autismo, a deputada Therezinha Ruiz disse ter orgulho de ter iniciado a obra quando atuou como secretária municipal de Educação.
Na avaliação da deputada, a Escola Especial André Vidal de Araújo é a única escola no Estado que dispõe de psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas e demais profissionais capacitados, que atendem alunos com autismo, dispondo de estrutura adequada para o desenvolvimento motor e cognitivo, com salas de informática, música, jogos e biblioteca.
A unidade instalada no antigo Balneário do Parque Dez, é administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e atende as crianças desde o diagnóstico do autismo, contribuindo para a reversão das características do transtorno e auxiliando na interação com a sociedade.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541