Em reunião com o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) intermediou nesta quinta-feira (22) as reivindicações do vereador de Barcelos (distante 399 km de Manaus em linha reta), Jozias Benfica (PTB), relacionadas à revitalização do prédio da instituição e estrutura para o curso de Educação Física, enquanto que os vereadores de Barreirinha (331 km), Renilson Marinho (PP) e Vanderlan Cabral (MDB), lutam pela instalação de um núcleo da instituição no município.
Acompanhada dos vereadores, Therezinha Ruiz foi recebida pelo reitor Cleinaldo Costa, por professores e técnicos, que discutiram a situação da unidade de Barcelos. De acordo com o reitor, já foi feito o relatório técnico da situação do prédio, mas a reforma depende de uma decisão da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
A deputada Therezinha se comprometeu em acompanhar o andamento do processo de recuperação do prédio da UEA, cuja execução da obra envolve uma construtora e tratativas junto a Seinfra.
Em relação à estrutura para o curso de Educação Física, o vereador Jozias Benfica obteve a garantia do professor Jeferson Jurema, de que vai destacar um professor titular para Barcelos, bem como enviará os kits de material para os alunos do curso. O vereador também solicitou a implantação de um curso de artes para o município.
Barreirinha
Os vereadores Renilson Marinho, vice-presidente da Câmara Municipal de Barreirinha, e Vandelan Cabral, defenderam a instalação de um núcleo da UEA, para atender a demanda de estudantes que concluem o ensino médio e não tem condições de se deslocar a outros municípios como Parintins (369 km) e Itacoatiara (176 km), para ingressar na universidade.
A deputada Therezinha Ruiz sugeriu a instalação da UEA no espaço da casa do poeta Thiago de Mello, conhecido como Porantim do Bom Socorro, que foi vendido ao Governo do Estado e repassado à Prefeitura de Barreirinha. O imóvel assinado pelo renomado arquiteto Lúcio Costa, que projetou o Plano Piloto de Brasília, hoje se encontra em estado precário de abandono.
Na avaliação do vereador Renilson Marinho, a instalação do núcleo no imóvel que pertenceu a Thiago de Melo, tem um significativo valor cultural, pelo projeto arquitetônico e pela notoriedade do poeta.
A questão será estudada pela deputada Therezinha Ruiz, que levará a proposta ao Governo do Estado.
Outra opção, segundo Renilson Marinho, seria instalar a UEA em um prédio da cidade destinado a esse fim, mas que segundo ele, também se encontra deteriorado.
———
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541