Thaysa Lippy pede ao Executivo mais profissionais para o atendimento no Espaço Amigo Ruy

Nesta semana, a vereadora Thaysa Lippy (PP) encaminhou três pedidos ao Executivo Municipal pedindo disponibilidade do aumento do quantitativo de profissionais que atuam no atendimento terapêutico no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), no bairro Alvorada, zona Oeste.Nas indicações e ofícios feito à Prefeitura de Manaus, por meio da Semasc e Semsa, a vereadora pede mais assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos para atender no espaço Eamaar. Atualmente, a instituição conta com atendimento ambulatorial de pediatra, psiquiatria e neuropediatra. São 3.423 crianças cadastradas para atendimento.

Segundo a vereadora, o número de crianças atendidas é muito elevado e o quantitativo de profissionais é defasado. “Estive na semana passada visitando a instituição e constatamos que a principal demanda do espaço é que mais profissionais de psicologia e fonoaudiologia atuem no espaço, além de assistente social”, destacou a parlamentar.

A vereadora também pediu ao Instituto de mobilidade urbana (IMMU) que disponibilize no    site    oficial do órgão o procedimento para que as pessoas com Transtorno do espectro autista possam adquirir seu cartão de deficiente.

A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.  No entanto, segundo a vereadora, em seu gabinete ela recebeu o apelo de famílias relatando que carecem de informações sobre o procedimento e os documentos necessários para adquirir o documento necessário para estacionar nas vagas reservadas a pessoas com deficiência.

Em outro documento, Thaysa pede ao prefeito de Manaus, David Almeida, que realize campanha destinada informar a população manauara dos benefícios do diagnóstico precoce do transtorno   do   espectro   autista, bem   como disponibilize   os   meios   para   a   realização dos atendimentos.

“Vimos a necessidade de o Poder Executivo providenciar campanha de conscientização para   que a   população   manauara   tenha   o conhecimento dos benefícios do diagnóstico precoce, bem como providencie os mecanismos públicos necessários para a realização dos atendimentos”, frisou na indicação.

Thaysa Lippy é autora também do projeto de lei (nº.118/2021), que dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares na cidade de Manaus.

———

Texto: Audrey Bezerra – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM


Publicado em: 14/04/2021 às 21:03
Categoria(s): Política