Autora do projeto de lei que dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares na cidade de Manaus, a vereadora Thaysa Lippy esteve nesta quinta-feira (08/4), conhecendo o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), no bairro Alvorada, zona Oeste.
A estrutura conta com atendimento ambulatorial de pediatra, psiquiatria e neuropediatra. São 3.423 crianças cadastradas para atendimento.
Segundo a vereadora, a principal demanda da instituição é que mais profissionais de psicologia e fonoaudiologia atuem no espaço. Ela disse que irá marcar uma reunião com os titulares da Semsa na próxima semana.
“Ao fazer essa visita, a gente entende cada vez mais o quanto o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. E a estrutura que existe no Amigo Ruy, a forma como atendem, não existe em mais nenhum lugar do Brasil e como vereador vamos buscar ajudar no que for preciso para ampliar esse atendimento”, disse a parlamentar.
O Eamaar possui cinco salas de atendimento, área de lazer com quadra poliesportiva, piscina, playground além de consultório odontológico e clínico. O espaço conta com psicólogos, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, pediatras, assistentes sociais e profissionais de educação física adaptada. Conta ainda com profissionais de educação como psicopedagogos, pedagogos e professores de educação especial. Por conta da pandemia da covid-19, o atendimento está sendo feito mediante agendamento e on-line.
O autismo é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento. Essa síndrome faz com que a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões e movimentos repetitivos. O atendimento feito no Espaço Amigo Ruy é gratuito, feito mediante encaminhamento clínico ou pediátrico. As crianças são atendidas de 0 a 14 anos.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação da vereadora