Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sul do Amazonas: Intercâmbio sobre desenvolvimento das cadeias produtivas encerra com visitas em Humaitá e Porto Velho
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Sul do Amazonas: Intercâmbio sobre desenvolvimento das cadeias produtivas encerra com visitas em Humaitá e Porto Velho

24/09/2021
Compartilhar

Há 16 horas
Por Agência Amazonas

A capacitação faz parte do Programa Agro Amazonas e Plano safra – FOTO: Divulgação/CiamaTrazendo na bagagem o conhecimento de boas práticas e formas de gestão de empreendimentos e negócios de sucesso em Humaitá, município do sul do Amazonas (distante 590 quilômetros de Manaus), e Porto Velho (RO), 42  técnicos do Governo do Estado retornam a Manaus nesta sexta-feira (24/09), após cinco dias do Intercâmbio de Boas Práticas – VI módulo do curso de Gestão das Cadeias Produtivas animal e vegetal, oferecido por meio da Secretaria de Estado de produção rural – SEPROR e a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas – Ciama.

Ao participar das atividades in loco, o secretário da SEPROR, Petrucio Magalhães Júnior, fez um balanço positivo do intercâmbio. “Essa capacitação faz parte do Programa Agro Amazonas e Plano safra, onde uma das metas é formar recursos humanos para desenvolver outras matrizes econômicas e interiorizar o desenvolvimento do estado. Para que isso aconteça, é fundamental que tenhamos profissionais capacitados, fruto da parceria do Sistema SEPROR (Adaf, Idam e ADS) com a Ciama”, pontuou o secretário.

“A vinda ao sul do Amazonas, especificamente ao município de Humaitá, onde conhecemos empreendimentos exitosos, bem como vir ao estado de Rondônia, que possui uma vocação muito forte para o agronegócio empresarial e agricultura familiar, sem dúvidas, mostrou a esses profissionais presentes aqui uma alternativa de desenvolvimento”, concluiu Petrucio.

Atividades

Nesta sexta-feira (24/09), as atividades foram divididas por grupos de cadeias produtivas. Técnicos da cadeia animal realizaram visita técnica ao projeto de piscicultura da Fazenda Divisa, que conta com 37 hectares de lâmina d’água e uma produção anual de 250 toneladas. Em seguida foi realizada visita ao sítio Dom Henrique, para conhecer as boas práticas e tecnologias aplicadas à pecuária leiteira.

Já a programação do grupo da cadeia vegetal contemplou visitas à Coopprojirau – Cooperativa de Produtos Rurais do Observatório Ambiental Jirau, referência no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar da região. Na oportunidade, foi apresentado como a instituição presta serviços e realiza a agroindustrialização de alimentos de origem vegetal na região de Porto Velho.

Em seguida, a visita foi a campos experimentais de plantios e boas práticas de cultivo, colheita e beneficiamento de espécies como o açaí e a mandioca, mantidos pela Associação do Reassentamento Rural Vida Nova, em Rondônia, que conta o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para a engenheira florestal e técnica da Ciama, Kathleem Machado, poder vivenciar na prática o que foi passado nos módulos anteriores em sala de aula foi de grande importância. “Uma vez que tivemos a oportunidade de conhecer experiências, transferências de tecnologias e modelos de gestão que poderão ser replicados no Amazonas, beneficiando do pequeno produtor ao consumidor final, movimentando a economia, com geração de emprego e renda”, disse a engenheira.

Boas práticas 

O curso teve início na segunda-feira (20/09), quando os técnicos partiram de Manaus, via BR-319, até o município de Humaitá, onde puderam conhecer novas técnicas aplicadas ao cultivo de plantas nativas como o açaí e também o cultivo e beneficiamento de grãos (arroz, milho, soja).

Seguindo a BR-319, o cenário de estudos e pesquisas do terceiro dia do módulo foi a Fazenda Experimental da Embrapa/Rondônia, onde foram apresentados casos de pesquisas, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade tanto da pecuária, quanto da agricultura. Como exemplo, técnicas utilizadas na criação de gado leiteiro, otimizando a produção e qualidade do leite, um mercado ascendente no Amazonas.

Para a médica veterinária da Adaf, Lilian Toffannetto, o que chamou a atenção durante a visita à Fazenda Experimental foi a maneira que as pessoas são capacitadas para as boas práticas e otimização do sistema de ordenha, tornando-o volante. “Esta metodologia atende ainda mais às exigências sanitárias, além de facilitar o manejo do leite pelo produtor. No Amazonas, estas boas práticas já vêm sendo difundidas pela Adaf e pelo Idam”, destacou, acrescentando que a questão de metodologias de novas pastagens foi uma novidade que PODE ser difundida no Amazonas.

“Eles utilizam determinados capins em períodos diferentes (seca e cheia). Vejo que a questão desta suplementação alimentar dos animais é uma prática que PODE vir a ser implementada no Amazonas, principalmente na época da seca, facilitando usar menos insumos, gerando maior facilidade e economia para o produtor, podendo aplicar tanto na várzea, quanto na terra firme”, explicou.

Próximo módulo 

O sétimo e último módulo está programado para a segunda quinzena de novembro, quando cada técnico apresentará um projeto relacionado ao desenvolvimento da cadeia animal ou vegetal a uma banca avaliadora. Os projetos deverão obedecer a critérios como a viabilidade técnica, econômica e social, de modo a impulsionar as cadeias produtivas e incentivar o investimento no agronegócio, melhorando, principalmente, a vida do produtor rural.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Estado do Amazonas, Humaitá, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Iluminação pública e recuperação em Canutama

09/09/2025
Geral

Raízes do Investimento: Oportunidades no PIM

09/09/2025
Geral

Carnaval na Floresta: Seminário 2026 em Manaus

09/09/2025
Geral

Meditar Dia e Noite: Fortaleça Sua Espiritualidade Diária

09/09/2025
Geral

Gincana de Robótica em Tefé – Oportunidade de Aprendizado

09/09/2025
Geral

SouManaus Passo a Paço 2025 – Sucesso e Recorde de Público

08/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus