De acordo com servidor do DPV, Guilherme Barros, a ação tem o objetivo diminuir o número de crianças e adolescentes com os direitos violados pela exploração do trabalho infantil e a exposição à mendicância.
Há 35 minutos
Por Agência Amazonas
Combater a mendicância infantojuvenil em Manaus. Foto: Tarcísio Heden/SSP-AMA Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, na tarde da segunda-feira (13/09), uma blitz de panfletagem no bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a mendicância infantojuvenil, crime previsto no artigo 247, inciso IV, do Código Penal.
A psicóloga da Sejusc, Mônica Tavares, explicou que a permanência das pessoas nos semáforos depende da ajuda oferecida pelos condutores.
“Estamos conscientizando aquela população que dá esmolas para crianças nos sinais. Às vezes você acha que está ajudando aquela criança, e acaba prejudicando, porque lugar de criança é na escola, e não nos sinais e esquinas pedindo dinheiro. Com essa ação, nós vamos alertar para os riscos que esse tipo de atitude pode trazer para essa criança”, disse.
A primeira etapa da ação é de sensibilização de condutores de veículos, que são abordados por crianças e adolescentes nos semáforos, onde os mesmos realizam várias atividades que caracterizam trabalho infanto-juvenil e mendicância, como comércio de produtos, limpeza de para-brisas, malabares e pedidos de ajuda em dinheiro.
“O nosso intuito é tentar diminuir esse estímulo da própria população em ficar alimentando na questão das esmolas, porque estão usando as nossas crianças, explorando e alugando elas para pedir esmola nas ruas, então nosso dever é esse, fazer com que essa ação seja diminuída”, ressaltou.