Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sinésio Campos cobra celeridade na vacinação em Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Sinésio Campos cobra celeridade na vacinação em Manaus

11/02/2021
Compartilhar

 O deputado Sinésio Campos (PT) apontou, em tom de crítica, a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) intensificar o processo de vacinação contra a Covid-19 para atendimento do grupo prioritário integrado de trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência maiores de 18 anos, indígenas aldeados maiores de 18 anos e, sobretudo, dos idosos com mais de 60 anos institucionalizados. “Manaus tem mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas adotou apenas oito pontos de vacinação. Entendo que a vacina tem de ir com mais facilidade ao encontro da população”  afirmou.
A cobrança foi apresentada durante a Sessão Ordinária realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (3). “A Semsa tem capacidade de vacinação de 13 mil pessoas por dia, mas somente cerca de três mil idosos estão comparecendo aos postos. É preciso lembrar que boa parte das famílias vive em condições de vulnerabilidade e não dispõe de estrutura, e muito menos recursos, para o deslocamento dos idosos. Portanto, sugiro a necessidade de equipes itinerantes, na forma de mutirão, nos bairros para possibilitar a vacinação, não só de idosos, mas de todos do grupo prioritário”, afirmou.
O deputado também alertou, com base em cálculos do epidemiologista Jesem Orellana, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foram vacinados aproximadamente 60 mil pessoas no Estado até segunda-feira (1), o que corresponde a menos de 1,5% da população de 4.207.714, segundo estimativa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Isso significa que neste ritmo de vacinação, com uma média de 4.200 imunizações contra o novo coronavírus por dia, o Amazonas deverá atender toda a população somente daqui há 2 anos e sete meses”, aponta o pesquisador
O parlamentar argumenta que as campanhas de vacinação amplas e universais são a única arma eficaz para combater a pandemia de Covid-19, proteger as pessoas, salvar vidas e, sobretudo, a retomada da economia do Brasil. “Se não existe vacina disponível, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado precisam alertar a população e a necessidade do Poder Executivo Estadual proceder a negociação e aquisição direta com os fornecedores para vacinar a população do Estado. Somente essa Casa aprovou a destinação de R$ 50 milhões para a aquisição de vacinas”.
O parlamentar destacou ainda a irregularidade na campanha da vacinação com a veiculação, pelas mídias, de notícias sobre eventuais casos de pessoas suspeitas de que foram vacinadas sem que fizessem parte do grupo prioritário que atua na linha de frente de pacientes com Covid-19. Ele voltou a insistir que Manaus, que tem pouco mais da metade da população do Amazonas, a situação é mais preocupante. Embora a Prefeitura tenha iniciado a imunização, no atual ritmo, a cidade levaria quase três anos para atender todos os residentes.

Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 99156-7285
[email protected]
Foto: Alberto César Araújo / Aleam

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Economia, Manaus, Prefeitura de Manaus, Vacinação
Redação Informe Manaus 11/02/2021 11/02/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus