Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sinésio Campos apresenta proposta para prioridade de vacinação aos coveiros
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Sinésio Campos apresenta proposta para prioridade de vacinação aos coveiros

26/01/2021
15 SINESIO CAMPOS PT VACINACAO DE COVEIROS Foto Danilo Mello Aleam 640x380 1
Compartilhar

 O deputado Sinésio Campos (PT) apresentou proposta, na forma de requerimento, para que seja encaminhado expediente ao Ministério da Saúde (MS) solicitando a inclusão na lista de prioridade da vacinação contra a Covid-19, os coveiros, atendentes, motoristas, auxiliares funerários e demais trabalhadores do setor, considerados profissionais essenciais ao controle de doenças pela Lei 14.023, de 08 de julho de 2020. A proposta foi protocolizada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (26).
O deputado justifica a indicação com base na Lei nº 14.023, de 8 de julho de 2020, em seu art. 3º-J, diz que durante a emergência de saúde pública, decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019, o poder público e os empregadores ou contratantes adotarão, imediatamente, medidas para preservar a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública.
De acordo com a Lei são considerados profissionais essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública, dentre outros profissionais, coveiros, atendentes funerários, motoristas funerários, auxiliares funerários e demais trabalhadores de serviços funerários e de autópsias. “A inclusão desses profissionais na lista de prioridade é uma questão de justeza, pelo importante trabalho de risco que prestam à sociedade. Enquanto muitos oportunistas burlam a lei para furar a fila de prioridades de forma leviana, esses profissionais trabalham de forma exaustiva por prolongadas horas para sepultar as vítimas da Covid-19, que são muitas diariamente. Portanto defendo ser justa a garantia de preservação da saúde e vida desses profissionais”.
O parlamentar ressalta também que esses profissionais são o último elo da cadeia sanitária e estão altamente expostos ao novo coronavírus, mesmos com todos os protocolos de prevenção adotados. O setor engloba por volta de 14 mil empresas (cemitérios, crematórios, funerárias e planos funerais) e emprega mais de 40 mil pessoas no Brasil. Tal como vem ocorrendo em países como Estados Unidos e Reino Unido, as entidades representativas das referidas categorias profissionais, lideram iniciativa para garantir que todos os trabalhadores desse setor entrem na lista de prioridade da vacinação contra a Covid-19.
“Parte do trabalho desses profissionais é retirar os corpos em hospitais e residências ou estar em contato com as famílias das vítimas da Covid-19, que muitas vezes podem estar contaminadas também. Por essas, dentre outras razões, e considerando que a definição das prioridades do Programa Nacional de Vacina (PNI) é estipulada pelo Governo Federal, e que em face da escassez de vacinas, definiu, nesta primeira fase, que só devem receber as doses, profissionais de saúde, que trabalham na linha de frente contra o novo coronavírus, bem como idosos que vivem em asilos e indígenas aldeados, o que é justo e correto, mas precisamos pensar nos profissionais que convivem com o risco todos os dias a serviço da sociedade”.
O deputado também cobrou providências dos governos Federal e do Estado do Amazonas para a compra de mais vacinas, não importando o país de origem, desde que haja garantia de eficiência. “O Governo Federal precisa superar a inflexibilidade e a intolerância ideológica com determinados países para que possamos ter acesso à aquisição das vacinas. Neste momento não importa a cor ideológica ou política de governos. Precisamos do acesso às vacinas para salvar vidas no Brasil”, finalizou.

Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 99156-7285
[email protected]



Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputada, Deputado, Estado do Amazonas, Estado do Amazons, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Galeria de Fotos Educao Indgena Parceria Reafirmada v1 Prancheta 1
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
UFAMINC
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Educacao JEAs Aluna Kamile Badminton foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
GeralEleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus