A transmissão contará com a presença da gastroenterologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Arlene dos Santos Pinto, que abordará sobre conscientização, sintomas e tratamento.
A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realiza, na quarta-feira (19/05), uma live no Instagram (@saudeam), que irá ressaltar a importância aos cuidados voltados para evitar as doenças intestinais, em alusão ao “Maio Roxo”, que dá visibilidade à Doença Inflamatória Intestinal.
De acordo com a especialista, os cuidados devem ser realizados precocemente para que a doença não se agrave.
“As Doenças Inflamatórias Intestinais precisam ser lembradas, o ‘Maio Roxo’ está aí para enaltecer a importância e os cuidados que todos devem ter, pois PODE parecer comum, mas a principal característica é a diarreia crônica, com a presença de secreção ou sangue”, explicou.
Sintomas
Entre os sintomas mais comuns das doenças inflamatórias estão a diarreia crônica, que persiste geralmente por mais de duas semanas (com pus, muco ou sangue), cólicas, gases, fraqueza, perda de apetite e febre.
“A boa notícia é que essas doenças são benignas e possuem tratamento, mas se não cuidadas, em longo prazo, podem ser convertidas para um câncer de intestino, então é extremamente importante ficar atento para evitar esses tipos de complicações”, destacou.
Tratamento
Para combater as doenças, são realizados tratamentos que utilizam medicamentos ou em casos mais complexos, por meios cirúrgicos. Em alguns pacientes, é necessária a confecção de estomas (bolsas de colostomia).
Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), no Brasil, as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), atingem 13,25 pessoas a cada 100 mil habitantes, sendo 53% da doença de Crohn e 46,16% de retocolite ulcerativa.
Estudos indicam que há maior risco de câncer colorretal em pacientes com doenças inflamatórias intestinais quando comparados à população em geral.
———
Por Agência Amazonas
Foto: Arquivo pessoal/SES
