A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) orienta que a população mantenha os cuidados de prevenção para evitar a propagação de vírus e de doenças respiratórias durante as comemorações e reuniões de fim de ano. Vacinação em dia, uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações desnecessárias são as medidas de prevenção para este período festivo.
Uso correto da máscara, higienização das mãos e reuniões em ambientes arejados são alguns dos cuidados
“As pessoas que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 que busquem, prioritariamente, fazer essa vacinação. As pessoas que ainda estão com a segunda dose ou a dose de reforço em atraso, a partir de 12 anos de idade, também devem procurar, imediatamente, os postos de vacinação. É importante garantir essa vacinação, pelo menos, 14 dias antes dessa exposição em confraternizações e reuniões”, salientou.
A secretária executiva de Assistência da Capital da SES-AM, Adriana Elias, destacou que a adesão à vacinação contra a Covid-19 é a primeira medida a ser tomada pela população.
Outra orientação é a realização de reuniões e celebrações festivas em ambientes abertos e ventilados, onde é possível manter certo distanciamento social.
Além disso, é recomendado que grupos prioritários e de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades, procurem regularizar seu esquema vacinal e evitar exposições desnecessárias.
De acordo com a secretaria, caso alguma pessoa apresente sintomas gripais, mesmo que leves, é indicado evitar esses ambientes festivos nesse período. “A recomendação é procurar inicialmente o atendimento na unidade de saúde mais próxima da sua residência, e identificar se está ou não com Covid-19 ou outra síndrome respiratória”, enfatizou a secretária.
“É importante que busquem fazer estas reuniões com um número reduzido de pessoas, principalmente para evitar aglomerações, em ambientes arejados, com espaço suficiente para assegurar o distanciamento social e jamais dispensar o uso correto da máscara e da higienização das mãos”, destacou Adriana.
Vacinação
A Carreta Vacina Amazonas é a nova estratégia do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus, para oportunizar a vacina mais próximo da população e aumentar a cobertura vacinal de 1ª, 2ª doses e da dose de reforço.
Outros cuidados estão voltados para, sobretudo, crianças e idosos neste período de sazonalidade das doenças respiratórias. É recomendado que mantenham atenção redobrada em relação a hidratação e a alimentação saudável e evitar exposições e aglomerações desnecessárias.
A unidade móvel de vacinação ficará instalada na Praça Heliodoro Balbi – Praça da Polícia até o dia 23 deste mês, funcionando das 9h às 16h.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM