A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (10/11), durante Audiência Pública virtual, a apresentação do Relatório Quadrimestral da Saúde no Amazonas (RQDS), referente ao período de maio a agosto de 2021. A prestação de contas da gestão foi transmitida nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no Facebook e Youtube.
Na Audiência Pública, a prestação de contas compreendeu o período de maio a agosto de 2021
O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, técnicos da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apresentaram dados e informações do relatório referentes à estrutura disponível para atendimento à população, execução financeira, cumprimento de metas e os avanços realizados na estrutura das unidades de média e alta complexidade.
A Audiência Pública foi promovida pela Comissão de Saúde e Previdência (CSP), presidida pela deputada Dra. Mayara Pinheiro.
Durante a apresentação, o secretário de Saúde destacou as iniciativas do Governo do Estado, executadas pela SES-AM, de descentralizar os serviços de saúde na capital e interior, afirmando que isto iniciou com a instalação dos 11 primeiros leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Parintins. Ele ainda reforçou que o Hospital Francisca Mendes deve se tornar unidade gestora, passando a ser fundação para ampliação dos serviços cardiológicos.
Também foram apresentadas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, destacando os avanços na cobertura vacinal, com a realização de 19 mutirões da campanha Vacina Amazonas pelo Governo do Estado, em parcerias com as prefeituras, sendo quatro na capital e 15 mutirões no interior, durante o quadrimestre. Ações que resultaram no cenário de redução de casos e óbitos, com o Amazonas chegando a estar com risco moderado de transmissibilidade da Covid-19.
“Aceito sugestão, aceito crítica, porque todos nós aqui queremos mesmo mudar e melhorar a saúde do amazonense. Vamos caminhar juntos porque a população do Amazonas precisa”, afirmou o secretário.
O secretário ainda ressaltou a atenção da gestão para cumprir a meta de reduzir os contratos indenizatórios e que a pasta avança na retomada das cirurgias eletivas na capital e interior. Anoar Samad também se colocou à disposição da Aleam para prestar todos os esclarecimentos.
Além do secretário de Saúde, participaram da audiência pública a secretária executiva de Assistência à Capital, Mônica Melo; o secretário executivo de Assistência do Interior, Cássio Espírito Santo; a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Maksoud; e demais representantes de áreas técnicas da SES-AM, além dos deputados que são membros da CSP.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM