O curso, que faz parte do pacote de ações do Programa Agro Amazonas e Plano Safra 2021/2022, tem a proposta de profissionalizar os servidores para auxiliar os produtores rurais a acessarem linhas de crédito, buscando fomentar a produção rural no estado do Amazonas.
Há 52 minutos
Por Agência Amazonas
Nesta quinta-feira (17/06), a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) realizou o módulo IV do curso “Capacitação Técnica em Gestão das Cadeias Produtivas Animal e Vegetal para o Desenvolvimento do Setor Primário do Estado do Amazonas”, com a participação das organizações financiadoras, a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia.
O instrutor e economista, Martinho Azevedo, afirma que a proposta é treinar e habilitar a equipe do Sistema para estimular a aplicação dos recursos disponíveis no Plano Safra.
As aulas foram ministradas por agentes financeiros da Afeam, Banco da Amazônia e Banco do Brasil para os servidores do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS).
A servidora da Sepror e engenheira de pesca, Karla Almeida, afirma que o curso é fundamental para auxiliar produtores rurais a terem acesso ao crédito rural.
“Os servidores que estão participando desse curso são as pessoas que atuam na linha de frente, que elaboram projetos para o desenvolvimento das cadeias produtivas no Amazonas. Nossa finalidade é facilitar o acesso ao financiamento para o produtor rural”, ressalta Martinho.
Parcerias
O curso ocorre em parceira com a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), tendo no total 152 horas, divididas em sete módulos de aulas práticas e teóricas, contando com duas turmas (cadeia vegetal e animal), sendo 35 técnicos do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), da capital e do interior.
“Por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura, nós também orientamos e auxiliamos os piscicultores a acessarem linhas de crédito, facilitando o trabalho dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), responsáveis pela elaboração dos projetos”, disse Kátia.
Plano Safra 2021/2022
Com o investimento de mais de R$ 1 bilhão para o desenvolvimento do setor primário em 2021 e 2022, por meio do Plano Safra, está disponível, no Banco da Amazônia, Afeam e Banco do Brasil, um total de R$ 512,5 milhões de linhas de crédito para os produtores rurais do Amazonas.