Os desafios para inserção de desempregados no mercado de trabalho, foi tema de Tribuna Popular realizada nesta quarta-feira (24/3) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), proposta pelo vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), e que contou com a participação do titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior.Na tribuna, Raydir Júnior apresentou um balanço sobre as principais ações desenvolvidas pela pasta nestes três primeiros meses, para ajudar na reinserção de profissionais que perderam seus empregos durante a pandemia da Covid-19. Segundo ele, de 1.438 encaminhamentos, 655 pessoas conseguiram retornar ao mercado de trabalho por meio do Sine Manaus, um aproveitamento de 96%.
O secretário ainda apresentou no balanço, que a Semtepi investe em qualificação profissional, com a oferta de 3.230 até o momento, além de eventos digitais com palestras, que segundo ele são fundamentais na hora de ser contratado por uma empresa.
A secretaria, segundo ele, ainda tem o seu cadastro 233 artesão, que são ajudados por meio de eventos realizados em Manaus, e que está trabalhando para desenvolver alguns projetos como a Central de Artesanato, Escola do Trabalhador e Empreendedorismo nas Escolas.
Raydir Júnior adiantou aos parlamentares que estão estudando a construção de uma sede do Sine Manaus, para alavancar os serviços ofertados pela pasta. “Quando uma pessoa está doente procura um hospital, se foi assaltada vai até a delegacia, e quando está desempregada? Ela procura o Sine, e por isso precisamos de um espaço para atender essas demandas com cursos de qualificação e outros serviços”, disse.
Neste ambiente, de acordo com ele, terá um espaço para o “empregador”, que irá até o Sine Manaus para selecionar novos funcionários e também para o empreendedor que busca qualificação.
Para o vereador Bessa, a Tribuna Popular foi uma excelente oportunidade para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Semtepi, durante a pandemia do novo coronavírus, que trouxe com ele várias crises, dentre elas, a econômica. “Por esse motivo, já olhando para o futuro, é que destinei parte de minhas emendas parlamentares para a Semtepi, que será usada em cursos para os profissionais que estão desempregados. Sabemos que a falta de qualificação é um dos principais problemas para que o desempregado volte ao mercado de trabalho, e por esse motivo, estamos investindo nessa área”, enfatizou o parlamentar.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM