O secretário ainda apresentou no balanço, que a Semtepi investe em Qualificação Profissional, com a oferta de 3.230 até o momento, além de eventos digitais com palestras, que segundo ele são fundamentais na hora de ser contratado por uma empresa.
A secretaria, segundo ele, ainda tem o seu cadastro 233 artesão, que são ajudados por meio de eventos realizados em Manaus, e que está trabalhando para desenvolver alguns projetos como a Central de artesanato, escola do trabalhador e empreendedorismo nas escolas.
Raydir Júnior adiantou aos parlamentares que estão estudando a construção de uma sede do Sine Manaus, para alavancar os serviços ofertados pela pasta. “Quando uma pessoa está doente procura um hospital, se foi assaltada vai até a delegacia, e quando está desempregada? Ela procura o Sine, e por isso precisamos de um espaço para atender essas demandas com cursos de qualificação e outros serviços”, disse.
Neste ambiente, de acordo com ele, terá um espaço para o “empregador”, que irá até o Sine Manaus para selecionar novos funcionários e também para o empreendedor que busca qualificação.
Para o vereador Bessa, a Tribuna Popular foi uma excelente oportunidade para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Semtepi, durante a pandemia do NOVO coronavírus, que trouxe com ele várias crises, dentre elas, a econômica. “Por esse motivo, já olhando para o futuro, é que destinei parte de minhas emendas parlamentares para a Semtepi, que será usada em cursos para os profissionais que estão desempregados. Sabemos que a falta de qualificação é um dos principais problemas para que o desempregado volte ao mercado de trabalho, e por esse motivo, estamos investindo nessa área”, enfatizou o parlamentar.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM