A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), encerrou nesta sexta-feira, 19/3, o I Curso de Formação para Coordenadoras de CRAS e CREAS de Manaus. Além de integrar as servidoras, a capacitação teve o objetivo de promover o conhecimento com vistas à qualificação dos serviços oferecidos nos equipamentos assistenciais do município.
“Foram cinco dias de atividades com as informações sobre todos os nossos serviços. Nossa expectativa é de que a partir da próxima semana possamos oferecer à população, que busca atendimento em nossos equipamentos, um atendimento de qualidade. A partir dessa formação iremos trabalhar todas as situações relacionadas à vulnerabilidade social, violação de direitos, tudo que é tratado nos CRAS (Centros de Referência de assistência social) e nos CREAS (Centros de Referência Especializado de assistência social)”, afirmou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.
Com uma carga horária de 40 horas, foram tratados diversos temas como Competências e Atribuições dos Coordenadores de CRAS e CREAS; Conhecendo a proteção social básica; a Proteção Especial; Articulação entre a REDE Socioassistencial e REDE Complementar para a gestão no território; entre outros.
“Pensar hoje, em tempos pandêmicos, as necessidades da população, é pensar em um atendimento qualificado. Então, nada melhor que a Semasc cumprir com o seu dever de oportunizar, a esses trabalhadores, uma qualificação para poder chegar ao usuário com o atendimento que ele merece”, salientou a diretora do Departamento de proteção social da Semasc, Lilian Gomes.
Para a coordenadora do CRAS Alvorada, Railssa Aguiar, a formação foi fundamental para a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários. “Nossa expectativa a partir de agora é reunir com a equipe, elaborar atividades, projetos, que atendam a população, em especial nessa época tão difícil causada pela pandemia da Covid-19”, afirmou.
— — —
A opinião também foi compartilhada pela coordenadora do CREAS Centro-Oeste, Juliana Cavalcante. “Vamos colocar em prática tudo que aprendemos aqui, oferecendo um bom serviço à população”, concluiu.
Fotos – Divulgação / Semasc
Texto – Leonardo Fierro / Semasc
Semana de formação para coordenadoras de CRAS e CREAS é encerrada Prefeitura Municipal de Manaus.