Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sema e secretarias municipais integram ações para ordenamento turístico de Presidente Figueiredo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Sema e secretarias municipais integram ações para ordenamento turístico de Presidente Figueiredo

09/10/2021
Compartilhar

Há 17 minutos
Por Agência Amazonas

Instituições realizam levantamento e mapeamento de atrações turísticas da APA Maroaga e áreas de entorno

FOTOS: Jamile Alves/SemaO município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) está passando por um mapeamento das atrações turísticas. O trabalho tem sido desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Associação de Guias de Selva, com o objetivo de construir regras de uso e melhorar a estrutura.

O levantamento integra, sobretudo, a Área de Proteção Ambiental (APA) Maroaga, uma das 42 Unidades de Conservação Estaduais gerenciadas pela Sema, que reúne os principais atrativos de cachoeiras e grutas do município, como a Caverna do Maroaga, Gruta da Judeia, Porteira, Santuário, Neblina, Pedra Furada, Mutum e outras.

O trabalho inclui o mapeamento das trilhas de acesso, com informações sobre distância, espécies relevantes no trajeto, além da descoberta de novos atrativos. É o que explica o gestor da APA Maroaga, Jaime Gomes.

“Essa atividade é um desdobramento do Gabinete Itinerante Ambiental (Giam) da Sema, que discutiu naquela ocasião formas de potencializar o turismo de forma sustentável, com foco na preservação da APA e adjacências. Para isso, a construção de regras de uso, o contato com os proprietários e empreendedores são determinantes”, disse.

Melhorias

Além da construção de regras focadas na conservação da área protegida, a atividade visa elaborar uma proposta de melhoramento da infraestrutura dos atrativos, em parceria com os empreendedores. É o que reforça o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município, Luiz Schwade.

“Nós estamos iniciando esse processo de ordenamento, que sabemos que será longo, mas é uma alternativa viável para que a gente garanta a preservação do meio ambiente e o aprimoramento do turismo oferecido aos visitantes e dê uma qualidade de vida melhor para a população que vive dessa atividade”, disse.

Para a coleta de informações, as equipes fazem uso da tecnologia, por meio do aplicativo ODK – do inglês, Open Data Kit –, criado pela Universidade de Washington, que permite a criação de um banco de dados unificado para auxiliar na construção de um inventário de atrações e no ordenamento da cadeia produtiva.

Expedições

Na quinta e na sexta-feira (07 e 08/10), as equipes estiveram realizando uma visita técnica à cachoeira da Neblina e Salto do Ipy. Participaram das expedições equipes da Sema, Semmas, da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semcult), além de representantes da Associação de Guias de Selva Águias.

No Salto do Ipy, a visita incluiu análise da trilha de acesso para a Ponta da Agulha, mirante acima da copa das árvores, cerca de 60 metros de altura. O local guarda ainda um conjunto de grutas, onde estão um dos únicos registros de arte rupestre no Amazonas – que, com o ordenamento, também devem ser incluídos na rota turística.

“A arqueologia também é importante para o turismo, e dentro desse ordenamento nós vamos conhecer melhor o processo de ocupação humana em si. As pinturas têm aproximadamente mil anos de datação, podendo ter um recuo maior com as pesquisas”, afirmou Marco Antônio da Silva, arqueólogo da Semcult.

O proprietário da área, Adelson Freitas, visitou o local pela primeira vez. “Estou muito feliz de estar participando desse projeto. Vou conhecer mais, estudar mais e o que pudermos fazer para preservar essa área, contribuir com o desenvolvimento do turismo e agregar valor para essa atividade, vamos fazer”, contou.

Para o ordenamento, as visitas técnicas também já foram realizadas na Caverna do Maroaga e no Complexo de Cavernas do Ceará.

Fortalecimento comunitário

Para a presidente da Associação de Guias de Selva do município, Juliane Tavares, esta é uma oportunidade de diversificar o turismo em Presidente Figueiredo, trazendo pessoas com interesses diversos, para além dos balneários.

“Esse ordenamento turístico vem valorizar mais a comunidade, porque não envolve somente o serviço do guia, mas de todas as pessoas que moram no local. Abre oportunidades de emprego e renda e deixa um turismo mais qualificado, para que todos sejam beneficiados nessa cadeia”, afirmou.

A opinião de Juliane é compartilhada pelo primeiro guia de Figueiredo, Gadelha de Souza. “Isso vai permitir a criação de novos roteiros, com novos direcionamentos para que a gente possa desenvolver de forma mais eficaz o nosso turismo”, complementou.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Empreendedorismo, Manaus, Meio Ambiente, Presidente Figueiredo
Redação Informe Manaus 09/10/2021 09/10/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus