Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sema Amazonas leva ações de educação ambiental ao município de Boca do Acre
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Sema Amazonas leva ações de educação ambiental ao município de Boca do Acre

15/07/2021
SEMA Foto 1 Educacao Ambiental 1024x768 1
Compartilhar

Há 58 minutos
Por Agência Amazonas

Educação ambiental ao município de Boca do Acre. Foto: Divulgação/SemaA campanha Floresta faz a Diferença – iniciada em junho deste ano, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) – chegou às escolas do município de Boca do Acre nesta quarta-feira (14/07). A ação de sensibilização está sendo realizada em conjunto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), prefeituras e secretarias municipais de Meio Ambiente.

“As ações de educação ambiental são partes estratégicas fundamentais nas ações do Governo do Amazonas contra o avanço do desmatamento e das queimadas, tão importantes quanto as ações de repressão. Muitas atividades tradicionais, por exemplo, fazem uso do fogo de forma cultural e também é nosso papel discutir as alternativas viáveis para minimizar esses impactos, sobretudo no período de estiagem”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A Escola Estadual Coronel José Assunção, em Boca do Acre, foi a primeira a receber a campanha de sensibilização e educação ambiental. Nesta quinta-feira (15/07), as atividades no município continuaram na Escola Municipal Nilce Villar, com palestras para alunos e professores do ensino fundamental 2. Os encontros foram conduzidos pelo assessor técnico do Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam) da Sema, Israel Dourado. Segundo ele, a ação está sendo bem aceita pela população. 

“O Município recebeu banner, faixas, cartazes e camisas sobre a campanha. Temos uma agenda bem extensa de municípios a visitar, mas creio que realizaremos um bom trabalho e conseguiremos atingir o nosso objetivo, que é conscientizar pessoas sobre o desmatamento e queimadas ilegais, que infelizmente acontecem bastante nessa época do ano”, disse.

Além de estudantes e professores, produtores rurais, lideranças comunitárias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Boca do Acre também vão receber ações de sensibilização, em um cronograma que vai até este sábado (17/07). Os próximos municípios a receberem as atividades são: Iranduba, Manicoré, Novo Aripuanã, Manacapuru, Novo Airão, Canutama, Presidente Figueiredo, Autazes, Lábrea, Apuí, Humaitá, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Manaquiri, Rio Preto da Eva e Silves.

De acordo com a coordenadora de educação da Sema, Maria Edilene, as ações vão priorizar os municípios situados na região metropolitana de Manaus e no sul do estado – áreas de maior vulnerabilidade para a ocorrência de crimes ambientais. 

“Juntas, essas duas regiões somam mais de 80% das ocorrências de desmatamento e queimadas no Amazonas. Na região metropolitana, por exemplo, muitas queimadas acontecem de forma cultural, para limpeza de terrenos e queima de folhas, por exemplo. Já no sul do Amazonas, boa parte dessas ações está relacionada à grilagem de terras e, também, à expansão agropecuária”, completou.

Formação de Brigadistas 

Além da campanha de educação ambiental Floresta faz a Diferença, a Sema, em parceria com a Defesa Civil do Amazonas e o Corpo de Bombeiros, com apoio das prefeituras e das secretarias municipais de meio ambiente, já formou 107 brigadistas para apoiar o combate às queimadas ilegais em 2021.

Os recém-formados vão atuar no sul do Amazonas, em apoio às equipes da Operação Integrada Tamoiotatá, lançada em abril deste ano, para combater o desmatamento e as queimadas ilegais no estado. Atualmente, a atividade ocorre no município de Boca do Acre, com a formação de 40 novos brigadistas. A próxima cidade a receber a capacitação é Canutama.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Apuí, Autazes, Boca do Acre, Bombeiros, Canutama, Careiro, Careiro da Várzea, Educação, Educação Ambiental, Governo do Amazonas, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Galeria de Fotos Educao Indgena Parceria Reafirmada v1 Prancheta 1
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
UFAMINC
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Educacao JEAs Aluna Kamile Badminton foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
GeralEleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus