Há 25 minutos
Por Agência Amazonas
Ação contou com emissão de 1ª via de Registro Geral, além de cortes de cabelo, maquiagem e esmaltação
FOTO: Raine Luiz/ SejuscNesta quinta-feira (14/10), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou uma ação de cidadania voltada aos adolescentes que estudam nas redes estadual e municipal de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu na Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, na rua Fausto Bulcão, bairro Emílio Moreira.
A ação contou com emissão de 1ª via de Registro Geral e 2ª via de Registro Civil de Nascimento (RCN), além de serviços de embelezamento oferecidos pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) como esmaltação, cortes de cabelo e maquiagem em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Até às 15h de quinta-feira, cerca de 367 pessoas foram atendidas, entre emissões de RG e serviços de embelezamento.
De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a ação busca emitir a documentação básica para adolescentes que ainda não possuem o Registro Geral.
“Estamos atendendo a rede pública de ensino, tanto estadual como municipal. Selecionamos os alunos que não tinham RG ainda e que vão precisar do documento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou se matricular em faculdades”, disse a gestora.
FOTOS: Raine Luiz/ SejuscA secretária ainda destaca que ação continua na sexta-feira (15/10), a partir das 8h no mesmo local, com emissão de 2ª vias de RGs, além de serviços das secretarias executivas de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e da Pessoa com Deficiência (SePcD).
“Teremos cadastro para o programa Idoso Empreendedor, cadastro para as carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e outros serviços”, adianta a secretária.
Documentação
A estudante Evellyn Vieira, de 15 anos, foi a primeira a chegar na escola para solicitar a emissão do documento.
“É um documento que vai ser necessário para mim. Quero entrar no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e lá eles pedem. Toda vez quando vou em algum lugar sempre pedem”, disse a jovem que cursa atualmente o 1º ano do ensino médio.
A dona de casa Leidiane Baraúna acompanhou a filha Ana Luiza Baraúna, de 13 anos, na emissão da 1ª via do RG na ação do Governo.
“Já estava pretendendo tirar a 1ª via da identidade dela, daí vi o anúncio que hoje estaria acontecendo essas emissões. Vim, fui muito bem atendida, muito rápido e na sexta-feira já vou estar com a identidade em mãos. É uma ótima iniciativa que prioriza os jovens, com esse atendimento agilizado”, afirmou.
Visual
A estudante Hanna Ramos, de 9 anos, aproveitou a ação para dar um up no visual com os cortes de cabelo oferecidos pelas técnicas do Cetam.
“Chegando aqui descobri que tinha outras ações que o Governo está realizando, aproveitei para cortar o cabelo dela. Achei bem eficiente e interessante essa ação, que aproxima o Governo com a população”, disse Rizelma Ramos, mãe de Hanna.