Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sejusc alerta sobre os riscos do uso de armas de brinquedo, no Dia do Desarmamento Infantil
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Sejusc

Sejusc alerta sobre os riscos do uso de armas de brinquedo, no Dia do Desarmamento Infantil

16/04/2021
Compartilhar

Celebrado no dia 15 de abril desde 2001, o Dia do Desarmamento Infantil tem como objetivo principal debater as consequências que o uso de armas na infância – sejam réplicas em jogos online ou até mesmo de brinquedos físicos – pode provocar na vida destes futuros adultos. Com isso, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ressalta os principais cuidados que os pais devem adotar a fim de evitar o uso desse “brinquedo” na infância.

Conforme o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826, de 2003), o controle de armas de fogo é uma política pública que busca a redução da circulação de armamento, estabelecendo requisitos ao porte e também crimes e penas, sendo assim, o uso de brinquedos em forma de armas, podem influenciar nas ações futuras daquela criança.

Segundo a secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Edmara Castro, a data é muito importante para promover o diálogo com os pais e responsáveis sobre as consequências de ter uma arma em casa.

“O objetivo dessa data é informar os pais, que muitas vezes não têm consciência de que aquele brinquedo em formato de arma pode fazer com que a criança seja influenciada a achar a violência uma coisa normal e natural”, disse.

Consequências 

A psicóloga e coordenadora do Programa de Adolescentes Pós-Cumprimento de Medidas Socioeducativas da Sejusc, Jucimara Bernardes, ressaltou que as brincadeiras na infância devem acontecer de forma saudável, porém os pais devem estar atentos a comportamentos diferentes.

“As brincadeiras servem para dar autonomia às crianças, podendo assim, perceber os sentimentos que manifestam. É normal uma criança sentir felicidade, tristeza e raiva, precisamos respeitar e deixar expor de forma saudável, para que não se tornem sentimentos reprimidos”, informou.

Jucimara informou ainda que os pais precisam se responsabilizar pelos seus filhos, pois, dependendo do diálogo, afeto e vínculo familiar, o brinquedo não vai ocasionar nenhum dano à infância. Entretanto, como boa parte da sociedade vive em vulnerabilidade social e em ambientes de criminalidade, não é recomendado ter o brinquedo em forma de arma em sua residência.

———

Por Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Internet

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Criminalidade, Violência
Redação Informe Manaus 16/04/2021 16/04/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

MancheteSejusc

Jogos Internos mobilizam adolescentes dos Centros Socioeducativos de Manaus

27/06/2022
DestaqueSejusc

Seminário para Gestores e Conselheiros Estaduais de Promoção da Igualdade Racial é realizado em Manaus

08/06/2022
MancheteSejusc

Sejusc promove palestra sobre ansiedade e depressão em escola da rede estadual de ensino

24/05/2022
DestaqueSejusc

Lei estadual proíbe permanência de adultos em espaços destinados ao público infantil

23/05/2022
DestaqueSejusc

Lei do Minuto Seguinte é lançada nos hospitais de Manaus

17/05/2022
DestaqueSejusc

Sejusc promove Esquenta da 22ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ no domingo (1º/05)

27/04/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus