Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Sedecti participa do lançamento da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira em Porto Velho
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SedectiManchete

Sedecti participa do lançamento da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira em Porto Velho

15/12/2021
Compartilhar

O titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, participou nesta terça-feira (14/12), do lançamento da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira, que aconteceu em Porto Velho (RO).

A ZDS Abunã-Madeira foi planejada como um conjunto de ações multissetoriais voltadas para a promoção da sustentabilidade ambiental, por meio do desenvolvimento socioeconômico das áreas onde estará localizada. Trata-se de uma proposta inovadora, que se diferencia de outros projetos aplicados na região, porque nasce da sinergia entre a articulação institucional dos entes nacionais e subnacionais, e do planejamento técnico baseado nos eixos do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico).

O secretário Jório Veiga destacou que a iniciativa da ZDS Abunã-Madeira é muito importante para os três estados envolvidos (Amazonas, Acre e Rondônia) e, em especial, para o Amazonas, que tem a possibilidade de alavancar o desenvolvimento sustentável na região sul do estado.

“A ZDS Abunã-Madeira contempla ações para áreas como: o turismo, a educação, a indústria e a agropecuária. Essas ações vão muito além da preservação da floresta, porque elas englobam ainda o desenvolvimento do capital humano, da infraestrutura com a melhoria das estradas e da logística”, disse o secretário.

Veiga enfatizou ainda outras soluções para melhoria e desenvolvimento da região. “As questões da regularização fundiária, da disponibilidade de energia elétrica, da comunicação, entre outras melhorias que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa região, também estão contempladas no Projeto”, reforçou o secretário.

Além de Jório Veiga, o evento contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão; dos superintendentes da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin, e de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Louise Caroline Low; além do secretário de Estado de produção rural do Amazonas (SEPROR), Petrucio Magalhães, entre outras autoridades.

SUDAM

Originalmente o Projeto da ZDS nasceu nos três estados e foi chamado de Amacro pelos seus primeiros idealizadores. Contudo, esse projeto inicial levou à cooperação técnica entre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com o apoio de outras instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e das secretarias dos estados envolvidos. Ao ser repensado tecnicamente para atender aos critérios do desenvolvimento sustentável, tornou-se robusto.

Uma vez que a designação Amacro já não atendia mais ao escopo do projeto técnico, surgiu a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira.

“A ideia de uma Zona de Desenvolvimento Sustentável surgiu da percepção de que a proteção da natureza e o desenvolvimento socioeconômico não são antagônicos nem excludentes. Ao contrário, caminham juntos”, assinalou a superintendente da SUDAM Louise Caroline Campos Low.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, explicou que “a ZDS deseja viabilizar o tripé do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico) na região em que o projeto for implantado”.  A Zona, inclusive, possui um Documento Referencial, que é o planejamento estratégico preparado pelos técnicos em desenvolvimento da SUDAM.

ZDS Abunã-Madeira

A ZDS Abunã-Madeira engloba 32 municípios localizados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia, cuja área total é de 454.220 quilômetros quadrados (km²) e com população estimada para 2020 de, aproximadamente, 1,8 milhão de pessoas. Trata-se de uma região emblemática, tanto em relação aos desafios ambientais quanto à necessidade de desenvolvimento socioeconômico.

*Com informações da SUDAM

———

Por Janderson Martins
FOTO: Divulgação/Sedecti

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeito David Almeida entrega novos armamentos e coloca Manaus na liderança nacional em segurança municipal

02/12/2025

Prefeitura de Manaus alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira, 1º/12

02/12/2025

Com apoio da prefeitura, tenista Beatriz Nahmias representa Manaus no ‘qualifying do W15’ em Lima no Peru

02/12/2025

Prefeitura de Manaus inicia programação especial de Natal na Fundação Dr. Thomas

02/12/2025

Prefeitura divulga lista com os locais de prova do concurso da Semed Manaus

02/12/2025

Prefeitura de Manaus acelera recuperação de drenagem profunda e reforça infraestrutura no bairro Petrópolis

02/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus