Nesta terça-feira (23/11) teve início o Fórum Amazonas de Museus que acontece até esta quarta-feira (24/11) no auditório do Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa e Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
A programação é gratuita e também acontece em formato híbrido (presencial e virtual por meio do canal da Cultura do AM no Youtube).
O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que o fórum propõe um debate sobre a importância dos museus na retomada da economia.
“A orientação do governador Wilson Lima é, a cada dia, valorizar e tornar esses espaços mais interessantes para a população, são estudantes, movimento turístico e quem quer conhecer mais sobre a nossa história”, comenta o titular da pasta de Cultura e economia criativa. “Esse debate é fundamental para que possamos contemplar as pessoas que prestigiam os nossos museus”.
O titular da Sedecti, Jório Veiga, reforça que a iniciativa é o primeiro passo para se consolidar a importância dos museus e para se pensar como vai ser daqui para a frente.
“É necessário que haja uma comunicação mais fluida e mais constante entre os museus, que se entenda qual o posicionamento de cada um deles e de como um PODE levar ao outro. Os museus são importantes para qualquer pessoa que queira ter orgulho de pertencer ao Amazonas e à Amazônia e conhecer a história”, reforça o secretário de desenvolvimento econômico.
Para Veiga, os curadores devem conhecer as histórias e pensar em como serão os museus daqui a 20 ou 30 anos, para que eles sejam sempre uma atração na nossa vida cultural.
Pandemia e museus
O secretário da Sedecti avalia que, mesmo ainda em pandemia, quando nem todos os lugares estão abertos à visitação, é necessário fazer planejamentos.
“A gente precisa entender de onde a gente veio, o momento no qual estamos e o que é que a população deseja. É fazer esse casamento entre o que temos de acervo e qual o desejo da população”, comenta Veiga. “Nas várias camadas etárias, devemos fazer com que as famílias tenham prazer de vir juntas ao museu e cada um ter a sua atividade e que isso lhe dê satisfação em vir conhecer o que os museus têm a oferecer”.
“Entendemos que os museus não são somente um local de visitação, mas que eles têm uma característica mais importante ainda como local de pesquisa e também o local no qual a gente vai conservar, preservar e cuidar da nossa memória”, destaca a secretária executiva.
A realização do Fórum Amazonas de Museus é um esforço conjunto entre as duas pastas: Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa e Sedecti, em função da Ação número 1551: Fortalecimento da REDE de Museus Culturais e Científicos do Amazonas, composta no Programa Estruturante de CTI do Plano Plurianual (PPA) 2020 – 2023 do Governo do Estado do Amazonas.
Programação
Na abertura aconteceu o painel “Plataformas Digitais nos Museus”, com Orlando Manescky, artista e doutor em Comunicação e Semiótica, que ministrou sobre a palestra “Amazônia: Processos de pesquisa e construção de uma coleção em viva”; e Brendan Ciecko, fundador e CEO da Cuseum, uma plataforma que ajuda museus e organizações culturais a atrair visitantes, interessados e patrocinadores e abordou sobre “Como a tecnologia emergiu como o principal impulsionador de engajamento, inspiração e inovação em museus durante a pandemia”.
A palestra do norte-americano Brendan Ciecko, teve o apoio da Embaixada dos Estados Unidos.
O segundo dia do Fórum Amazonas de Museus na quarta-feira (24/11), acontece somente em formato presencial. Na programação está a roda de conversa “Ciência, Tecnologia e Inovação: o Papel dos Museus”, com Tatiana Schor, secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti; além de Sanderson Oliveira, secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Amazonas (SBPC); e Rita Mesquita, coordenadora de extensão do Instituto Nacional de Pesquisa do Amazonas (INPA).
Em seguida será a vez de Leandro Aguiar, mestre em Ciência e Informação, apresentar a palestra “Patrimônio Para Quê? A Função Social e a Importância da Preservação do Patrimônio Cultural no Amazonas”.
Depois será disponibilizada no canal da Cultura do AM no Youtube, a palestra “museu como Espaço de desenvolvimento econômico: Principais Desafios e Políticas Públicas”, com Valcir Bispo Santos, doutor em planejamento urbano e Regional.
*Com informações das Assessorias de Comunicação da Sedecti e da Secretaria de Cultura e economia criativa do Amazonas