Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Secretários de Meio Ambiente recebem capacitação sobre gestão de resíduos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Secretários de Meio Ambiente recebem capacitação sobre gestão de resíduos

05/10/2021
Compartilhar

Há 56 minutos
Por Agência Amazonas

Gestores tiveram oportunidade de tirar suas dúvidas com representantes do Ipaam, Funasa, TCE/AM  e do movimento de catadores

FOTOS: Divulgação/SemaO primeiro dia da 20ª edição do Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente do Amazonas (Fopes) teve como tema principal a gestão de resíduos sólidos no estado do Amazonas. O evento iniciou nesta segunda-feira (04/10), no Auditório Deputado Belarmino Lins, localizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Organizado com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o evento proporcionou aos secretários de Meio Ambiente de 52 municípios uma série de palestras exclusivamente dedicadas ao tema.

Pela manhã, representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deram orientações sobre como elaborar planos municipais de resíduos sólidos e saneamento básico. A equipe também abordou os critérios para remediação dos vazadouros (lixões) e como fazer o licenciamento de aterros sanitários.

A programação da tarde iniciou com palestra do engenheiro Rainier Azevedo, representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que falou sobre como cadastrar projetos e submeter candidatura para editais abertos para obtenção de recursos.

O superintendente da Funasa, Wenderson Monteiro, realizou atendimentos individuais com os secretários para tirar dúvidas. “Vamos abrir espaço na Funasa para que os municípios estejam mais próximos de nós e do Governo Federal”, declarou.

A representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Suelen Cardoso Ramos, deu continuidade à programação falando sobre como funciona a atuação de grupos, associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis no Amazonas.

A representante do MNCR ressaltou a importância do apoio das prefeituras à categoria. “Às vezes, os catadores só precisam de um pequeno incentivo para realizar o seu trabalho, seja por meio da aplicação do princípio do poluidor pagador, ou com a doação de carrinhos e prensa”, disse.

A última palestra do dia foi com Anete Ferreira, diretora de Controle Externo Ambiental, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM). Ela explicou de forma didática as funções do TCE/AM e do Ministério Público de Contas (MPC), responsáveis por notificar e recomendar ações aos municípios que não aplicam gestão de resíduos sólidos.

“Eu acredito que não há outro meio senão a educação ambiental. Quero passar o máximo de conhecimento possível para que haja o fortalecimento das gestões municipais”, disse a representante do TCE/AM.

Programação

As atividades seguem até a sexta-feira (08/10), com programação nos auditórios da Aleam e da Sema Amazonas.

Nesta terça-feira (05/10), os participantes terão painéis sobre educação ambiental no estado do Amazonas, com servidores especializados da Sema, e sobre gestão ambiental compartilhada, com os diretores técnico e jurídico do Ipaam.

Na quarta-feira (06/10), os titulares das agendas de meio ambiente devem discutir concessão florestal, arborização urbana, gestão de recursos hídricos e monitoramento ambiental.

No penúltimo dia, quinta-feira (07/10), a temática será sobre Unidades de Conservação (UC), ordenamento pesqueiro, bem-estar animal  e manejo. Os participantes devem ter um painel especial com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Luiz França.

O dia de encerramento (08/10) será dedicado à eleição da nova diretoria do Fopes e à definição de Câmaras Técnicas.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Belarmino Lins, Educação, Educação Ambiental, Estado do Amazonas, Meio Ambiente
Redação Informe Manaus 05/10/2021 05/10/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus