Há 44 minutos
Por Agência Amazonas
Trabalhando a Liberdade. Foto: Divulgação/Seap Com o objetivo de atrair os apenados para as novas oportunidades de reintegração social por meio do mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por intermédio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), reuniu, nesta sexta-feira (13/08), 58 reeducandos que atualmente cumprem suas penas em regime semiaberto, para realizar uma palestra sobre a importância do trabalho e ofertar cursos de capacitação e vagas de emprego do programa “Trabalhando a Liberdade”.
A reunião aconteceu no Fórum Henoch Reis, localizado na rua Valério Botelho de Andrade, bairro São Francisco, zona sul de Manaus. No local, além dos apenados, estiveram presentes também a juíza Sabrina Ferreira, titular do regime semiaberto da Vara de Execução Penal (VEP), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); o secretário executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia; o coordenador do Centro de Operações e Controle (COC), tenente Thales Renan; o diretor da Unidade Prisional do Regime Semiaberto (UPRS), Matheus Rocha, e a chefe do Deresc, Keyla Prado.
Em sua fala aos reeducandos, o coronel André Luiz Barros Gioia destacou as oportunidades de emprego que a Seap oferta atualmente aos detentos do sistema prisional amazonense. Ele ainda relembrou aos reeducandos sobre a chance de remição da pena pelo trabalho de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP) e a chegada de novas empresas que irão empregar mais Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) do Estado.
A juíza Sabrina Ferreira enfatizou que “é de extrema importância fazer essas reuniões periodicamente para que a gente possa debater os direitos e os deveres dos apenados. Além disso, aqui é uma oportunidade única de promover as ofertas de trabalho e renda do programa ‘Trabalhando a Liberdade’, que é uma iniciativa da Seap bastante significativa para o processo de ressocialização deles”.
De acordo com Keyla Prado, o encontro é fundamental para instigar os apenados a entrar no mercado de trabalho. “Nós pedimos aos reeducandos que eles acreditem no nosso trabalho, pois estamos oferecendo a eles o que temos de melhor. Hoje a Seap fornece uma estrutura sólida para receber esse público, e só o que a gente pede é que procurem a Unidade do Semiaberto e iniciem o procedimento correto para poder aproveitar as oportunidades que estamos ofertando atualmente”, disse.
Onde procurar
Os apenados interessados em participar das vagas de emprego e dos programas de ressocialização devem procurar a Unidade Prisional do Regime Semiaberto (UPRS), que fica localizada na avenida Codajás, 400, bairro Cachoeirinha, munidos dos documentos originais e do comprovante de residência. O local funciona das 8h às 14h. O contato pode ser feito também pelo número (92) 99393-9247.