Na manhã dessa quarta-feira (28/4) foi realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma Tribuna Popular, convocada pelo vereador Sassá da Construção Civil (PT), para tratar sobre os impactos da venda da Refinaria de Manaus Isaac Sabbá (Reman) para a capital amazonense.Estiveram presentes na mesa de debate, os sindicalistas Marcus Ribeiro e Roberto Pinheiro, coordenador geral e secretário de finanças do Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro), respectivamente.
Durante sua fala, Marcus Ribeiro abordou os impactos econômicos da venda da Reman, que arrecadou em 2020 R$ 300 milhões em impostos, recursos esses que foram distribuídos entre 20 municípios do estado, incluindo a capital Manaus.
Contrário à venda da Refinaria, o vereador Sassá disse que ela vai gerar grande prejuízo a população manauara, impactando diretamente no aumento de preço dos alimentos e do transporte público.
Além do fator econômico, a venda da Reman também pode gerar impactos ambientais negativos, como a redução de reservas, e aumento nos preços do gás de cozinha e combustíveis, pontuou o coordenador geral do Sindipetro, Marcus Ribeiro.
———
Texto: Ketlen Gomes – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM