O vereador Rodrigo Guedes (PSC) discursou, em atenção à fala do vereador Mitoso (PTB) durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na terça-feira (30/3), sobre uma denúncia de poluição ambiental de um igarapé localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste. Guedes ressaltou a importância da atuação dos órgãos ambientais para prevenir a perda de mais igarapés em Manaus.
Em um vídeo compartilhado pelas redes sociais, moradores pedem fiscalização dos órgãos de defesa ambiental para que a empresa Sovel da Amazônia, suspeita de despejar dejetos no referido igarapé, seja investigada e devidamente punida, caso se comprove ação de crime ambiental.
O vereador Rodrigo Guedes apoiou o vereador Mitoso e convidou também o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Kennedy Marques (PMN), a averiguar in loco a denúncia, o quanto antes.
“É algo muito grave que nós precisamos apurar imediatamente. Fazer uma visita junto de órgãos de fiscalização, delegacia do meio ambiente, Secretaria Municipal e Estadual de Meio Ambiente. Nós não sabemos se procede, mas não podemos deixar essa dúvida pairando no ar. Mas o crime nos parece que está muito claro ali, a destruição daquele igarapé. Eu me irmano com vossa excelência de que nós devemos fazer isso, o quanto antes”, afirmou o vereador.
Rodrigo Guedes também defendeu a união dos parlamentares da Casa para que a defesa ambiental seja tema recorrente na atual legislatura.
“A agenda ambiental e sobretudo a agenda de resgate de despoluição e a sobrevivência de nossos rios e igarapés aqui de Manaus é a agenda mais nobre que nós podemos ter nesta 18ª legislatura e temos que fazer um esforço concentrado de todos os vereadores”, disse.
Texto: Déborah Arruda – Assessoria do vereador Rodrigo Guedes
Foto: Michell Mello