Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Roberto Cidade propõe Programa de auxílio aos Catadores do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Roberto Cidade propõe Programa de auxílio aos Catadores do Amazonas

23/07/2021
Compartilhar

Visando garantir segurança alimentar a uma das classes mais afetadas pela pandemia do coronavírus, a dos catadores de resíduos sólidos recicláveis, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou o Projeto de Lei nº 351/2021 que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Reforço à Renda por serviços ambientais no Amazonas, durante o período da pandemia.“Este auxílio apoiará pais e mães de família, que trabalham todos os dias, sob o sol e chuva, para garantir o sustento de suas famílias. Além de reconhecermos o importante serviço dessa categoria para a proteção de nossas florestas, rios e igarapés”, justificou o parlamentar.
Roberto Cidade justificou ainda que, segundo uma estimativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), existam cerca de 800 mil catadores em atividade no país, sendo maioria do gênero feminino, cerca de 70% da categoria. De acordo com o estudo, os catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no Brasil.
O autor da propositura destacou que em Manaus, somente a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMULSP) apoia cerca de 200 catadores de resíduos recicláveis, distribuídos em 20 entidades (entre núcleos e associações).
“Com esse Programa vamos assegurar renda, valorização da categoria e garantindo comida na mesa dessas pessoas, além de possibilitar aos catadores que continuem tomando as devidas precauções para evitar a disseminação do coronavírus, sem precisar se expor para garantir o sustento diário”, disse.
Segundo o Projeto, o catador receba o auxílio, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), lançará edital de convocação, no qual poderá o catador se inscrever individualmente ou por intermédio de associações ou cooperativas à qual pertencem desde que, neste caso, essas entidades tenham sido criadas e estejam em funcionamento há mais de 1 (um) ano.
A Sema fica autorizada a pagar durante o período de pandemia da Covid-19, auxílio financeiro mensal, no valor de ¼ (um quarto) do salário-mínimo, a catadores residentes no Estado do Amazonas.
Medidas de Proteção
De acordo com o PL, o Poder Executivo poderá distribuir para os catadores amazonenses, e nos centros de triagem, equipamentos como luvas, máscaras, óculos de proteção, aventais, álcool em gel e sabão antisséptico para as mãos.
Texto: Assessoria
Foto: Evandro Seixas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Estado do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente, Roberto Cidade
Redação Informe Manaus 23/07/2021 23/07/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus