A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta sexta-feira, 9/7, a eleição para escolher o representante dos diretores do Conselho de Acompanhamento Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O gestor Marcos Paulo da Rocha, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi eleito com 34% dos votos. A votação ocorreu por meio da plataforma Google Meet. A suplente será a gestora Lucy Meire Braga, eleita com 25,5% dos votos.
Para realizar um trabalho de acompanhamento e a indicação dos educadores, foi formada uma Comissão de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/Fundeb). Os eleitos assumem os cargos assim que o decreto for publicado. Os educadores vão acompanhar, controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb.
Do total de 14 candidatos indicados pelas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed, sendo dois de cada divisão, oito educadores abriram mão da candidatura e somente seis concorreram. A eleição contou com todos os candidatos com direito a voto e mais 50 delegados designados para o processo eleitoral.
“Hoje nós realizamos a eleição para o segmento de diretor de escola. Estamos compondo o novo conselho de acompanhamento social do Fundeb, onde o eleito vai fiscalizar. Isso é muito importante para acompanhar todos os gastos desse fundo, que realmente financia de forma muito efetiva toda a educação básica do município de Manaus”, explicou.
Para o diretor do Departamento de Administração e Finanças da Semed, Marcelo Magaldi Alves, a eleição é algo necessário e designou o diretor que estará no acompanhamento das verbas do Fundeb.
“Ser o representante dos diretores é de enorme importância, pois significa representar os gestores públicos que vivenciam todos os dias o cotidiano escolar. Espero responder com muita responsabilidade e dedicação a confiança que meus colegas depositaram em mim. É preciso acompanhar com imparcialidade e independência a otimização dos recursos do Fundeb, zelando para que sejam bem aplicados, levando em consideração o binômio da honestidade e da transparência”, disse.
Eleito como representante, o gestor Marcos Paulo da Rocha, da escola municipal Genilda Martins Pereira, bairro Tancredo Neves, zona Leste, disse que já foi presidente do mesmo segmento em 2016.
“É uma honra poder participar de forma democrática da escolha dos membros. Somos conhecedores do déficit de atendimento e qualidade da educação pública, razão pela qual esse fundo deve ser bem utilizado. Logo eu, como representante dos gestores, me comprometo a acompanhar a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb, defendo a revisão dos planos de cargos, carreiras e salários, bem como, o pagamento de abono em caso de sobra do recurso”, concluiu.
A suplente será a gestora Lucy Meire Braga, da escola municipal República do México, bairro Flores, zona Centro-Sul, que afirmou ter muita disposição para cumprir o que for determinado.
Texto – Paulo Rogério ∕ Semed
— — —
Disponíveis em – https://bit.ly/2TLTIKv
Fotos – Cleomir Santos ∕ Semed
Representante no Conselho de Acompanhamento Social do Fundeb é eleito pela prefeitura Prefeitura Municipal de Manaus.