O vereador Raiff Matos (DC) se reuniu com representantes locais da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned) para tratar sobre a regularização do homeschooling, em Manaus. A intenção é buscar caminhos para tirar a educação domiciliar do limbo jurídico e possibilitar segurança jurídica para a continuidade dessa modalidade de ensino na capital amazonense. Inicialmente, o vereador vai propor uma audiência pública para ampliar a discussão sobre o tema.O vereador Raiff Matos pretende ingressar com um novo Projeto de Lei na Câmara Municipal de Manaus para buscar a regularização da atividade. Raiff Matos avalia que a pauta pode avançar no Legislativo Municipal diante da omissão da União e do Estado para tutelar essa forma de educação no país. “Vou lutar pelo direito dos pais de decidirem com liberdade sobre a educação dos seus filhos”, afirmou o vereador.
Participaram do encontro Daniele Pontes, Bruno Fonseca, Raquel Fonseca, Marilucy Martins e Mônica Janzen Duck que já realizam a educação familiar em Manaus. Segundo eles, existem pelo menos 50 famílias que já adotam essa modalidade de educação em Manaus. Com três anos de experiência nesse tipo de ensino, Mônica Janzen explica que os pais utilizam metodologias já consolidadas para o ensino em casa.
O homeschooling é uma alternativa importante para a formação dos filhos. Entre as opções de formação das crianças está a educação clássica que oferece conteúdos diferenciados para a formação das crianças. A ausência de ensino diferenciado para a formação de crianças especiais amplia a necessidade de uma educação customizada para crianças neste perfil.
Texto: Fred Novaes – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Fotos: Joelma Sanmelo – Assessoria de Comunicação do vereador