Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Raiff Matos propõe revitalização de lixeiras viciadas com intervenções artísticas urbanas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Raiff Matos propõe revitalização de lixeiras viciadas com intervenções artísticas urbanas

11/03/2021
RAIFF MATOSDC ROBERVALDO ROCHA 1024x580 1
Compartilhar

O vereador Raiff Matos (DC), propôs à Prefeitura de Manaus a requalificação de áreas utilizadas para despejo irregular de entulhos e aquelas chamadas lixeiras viciadas com a utilização de intervenções artísticas urbanas. Como presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Raiff sugeriu a revitalização de pontos utilizados rotineiramente para depósito irregular de entulho com a transformação destes espaços, localizados principalmente na periferia, em locais dedicados à arte urbana, como o grafite e instalações de artistas.“A Prefeitura pode transformar o que era lixo em luxo, de uma forma simples. Basta dar espaço às artes urbanas. Precisamos requalificar urbanisticamente essas muitas áreas transformadas em lixeira a céu aberto e depósito irregular de entulho”, afirmou o vereador no Pequeno Expediente da CMM. A ideia é aumentar a sensação de pertencimento por parte da comunidade em relação ao espaço público.
O vereador Raiff Matos avalia que a iniciativa pode ser implementada com a liberação do espaço público para a intervenção de artistas, envolvendo a comunidade e voluntários nesse processo de pertencimento do espaço público em uma ação de mobilização que deve ser a mais ampla possível.
Presidindo a Sessão Plenária, o primeiro vice-presidente da CMM, vereador Wallace Oliveira (Pros), elogiou a proposta do vereador Raiff Matos e relatou exemplo de uma lixeira viciada crônica numa escada no Parque Mauá que somente foi extinta quando foi colocada intervenção artística no local através da grafitagem. “Muitas pessoas passaram a ver que deixar lixo ia comprometer a obra de arte naquele local”, argumentou.
Mirante
O vereador Raiff Matos disse que áreas também utilizadas como depósito irregular de entulho, mas com perfil menos urbano, podem receber intervenções diferenciadas, mais direcionadas para sua vocação natural. Raiff citou o exemplo de uma lixeira viciada com depósito de entulho na rua Padre Agostinho Caballero Martin, no São Raimundo, próximo à orla do rio, que poderia ser requalificada com jardinagem e pequenos ajustes para se tornar em uma espécie de mirante para o rio.
A cidade de Manaus é uma das que mais produz lixo no país. Comparado aos indicadores nacionais, o manauara gera mais lixo que a média nacional. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o brasileiro gera, em média, 1,035 kg de resíduos por dia. Segundo a Secretária Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), cada morador de Manaus produz, em média, 1,166 quilos (Kg) de lixo por dia. São 2,5 toneladas de resíduos recolhidos diariamente pelos agentes de limpeza da cidade.

Texto: Fred Novaes – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Câmara Municipal de Manaus - CMM, Estado do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus, Raiff Matos, Wallace Oliveira
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

sedecti exposicaoDUASRODAS FotoANTONIOLIMA 1
Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
AADESAM CHAMAMENTO HERON FERREIRA 1024x899 1
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Sejusc Casamento Coletivo Fotos Lincoln Ferreira 2 1024x682 1
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
WhatsApp Image 2024 07 16 at 11.21.05 1024x768 1
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Teatro FUnATI 4 1024x682 Svj2kD
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus