Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Protocolo sanitário da FVS orienta para retorno seguro das atividades educacionais presenciais no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Protocolo sanitário da FVS orienta para retorno seguro das atividades educacionais presenciais no Amazonas

10/03/2021
Compartilhar

Por meio do Decreto nº 43.520, da última sexta-feira (05/03), o Governo do Amazonas autoriza a realização de atividades da rede particular de ensino desde a última segunda (08/03) para creches e instituições de educação infantil particulares, com metade da ocupação das salas.
Há 50 minutos
Por Agência Amazonas

Atividades da rede particular de ensino desde a última segunda (08/03). FOTO: Girlene Medeiros/FVS-AMMedidas de distanciamento social, de sanitização de ambientes e de monitoramento de casos suspeitos fazem parte do plano de “Normas e Recomendações para o Retorno Gradual das Atividades Educacionais”, voltado à retomada do funcionamento presencial das redes privadas de ensino no Amazonas, divulgado nesta quarta-feira (10/03) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O documento está disponível em https://bit.ly/3tcabUl.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a retomada gradual das atividades educacionais das escolas infantis presenciais no Amazonas está condicionada ao cumprimento das regras previstas no protocolo sanitário. “As atividades escolares presenciais só podem retornar com segurança se todas as recomendações forem respeitadas por toda a comunidade escolar, de forma que seja evitada a disseminação de covid-19”, disse.

As normas foram elaboradas em agosto de 2020, quando foi divulgada a primeira versão do documento para retorno das atividades escolares, no segundo semestre do ano passado. Na segunda versão, para retorno gradual da rotina educacional em unidades infantis de crianças de até 5 anos de idade, o plano passou por atualização e ajustes necessários à retomada das atividades, como a importância da troca das máscaras de proteção respiratórias a cada três horas de uso.

A cartilha foi elaborada pela FVS-AM com a colaboração do Comitê de Crise Covid-19 do Governo do Amazonas; Secretaria de Estado de Educação e Desporto; Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Centro Universitário do Norte (Uninorte); Universidade Nilton Lins; Centro Educacional Século; e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM).

Dentre as orientações estão as medidas preventivas à covid-19 já conhecidas pela população do Amazonas, como distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; disponibilidade de dispensadores de álcool em gel a 70% para higienização das mãos; uso de máscara de proteção respiratória com troca a cada três horas; evitar compartilhamento de material escolar; e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para docentes e auxiliares.

O fluxo de notificação envolve a notificação do caso suspeito por parte da administração da instituição de ensino por meio do aplicativo Sasi, disponível para download pela loja de aplicativos de smartphones. Após isso, o caso suspeito é orientado a medidas de isolamento domiciliar, de precaução e prevenção e encaminhado a tratamento na rede de saúde pública. Os casos são monitorados pelo CIEVS/Manaus e CIEVS/FVS-AM.

Vigilância Ativa –

Para monitorar o retorno das atividades educacionais com segurança nesse grupo de instituições voltadas à educação infantil para crianças de até 5 anos de idade, o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde da FVS-AM (CIEVS/FVS-AM) desenvolve o Sistema de Vigilância Ativa nas Escolas para atuação e monitoramento relacionados a casos suspeitos de covid-19 no ambiente escolar.

Referência – 

A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição atua na linha de frente no enfrentamento à pandemia de covid-19 no estado. A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Educação Infantil, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus
Redação Informe Manaus 10/03/2021 10/03/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus