Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projeto de prevenção a incêndio e desastres naturais é aprovado na Câmara e vai à sanção
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Projeto de prevenção a incêndio e desastres naturais é aprovado na Câmara e vai à sanção

20/05/2021
WhatsApp Image 2021 05 19 at 10.39.29 1
Compartilhar

De autoria do vereador William Alemão (Cidadania), o Projeto de Lei 186/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas da rede pública municipal e da rede privada, de ministrar treinamento adequado ao corpo docente, funcionários e alunos, para simulações de evacuação em casos de incêndio, desastres naturais e estruturais, foi aprovado nesta quarta-feira (19/5), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Na semana passada, a matéria teve o pedido de urgência solicitado pelo parlamentar, com a justificativa de que serve de apoio e alerta, na prevenção de problemas como o ocorrido nas proximidades de um prédio público e que destruiu o centro para imigrantes venezuelanos na capital amazonense.

Aprovado por unanimidade, o projeto que seguiu para a sanção do prefeito David Almeida propõe que os treinamentos sejam ministrados pelos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, e estejam adequados à realidade e limitações estruturais de cada escola.

Também caberá às referidas instituições, orientar e garantir que todos os professores e funcionários participem de tais atividades e, ao mesmo tempo, possibilitar que sejam ministradas aulas ou palestras aos alunos. As simulações de evacuação deverão ser realizadas com a participação de todos os estudantes, no início de cada ano letivo, ao menos uma vez, a cada semestre. Nesse sentido, caberá à própria instituição de ensino definir as datas para a realização de tais atividades.

“Temos enfrentado situações difíceis, geradas, principalmente, por danos causados à natureza pelo próprio homem. A enxurrada da semana passada e agora essa subida desenfreada da água dos rios, são provas disso. Precisamos trabalhar, de forma urgente, com ações preventivas e educativas. Esse projeto tem essa proposta”, justifica William Alemão.

Fiscalização

O vereador enfatiza que, tanto a fiscalização quanto o processo de orientação às escolas, ficarão sob a responsabilidade do poder executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O descumprimento da presente lei – que deverá entrar em vigor em 180 dias, após a data de publicação da mesma – implicará em penalidades como advertência ou até interdição temporária da instituição (caso haja reincidência), até que tudo seja sanado.

“Simulações de evacuação em casos de incêndio, são procedimentos extremamente importantes para a segurança de todos os ocupantes de um estabelecimento. Quando essas pessoas são alunos e, especialmente, se tratam de crianças, o cuidado deve ser redobrado”, observa o parlamentar.

Homenagem

Após ter o PL aprovado, William Alemão participou da homenagem feita pela Câmara de Manaus ao “Dia do Gari”, comemorado no último domingo (16/5). O vereador parabenizou a categoria pela data e fez um reconhecimento público ao trabalho realizado em toda a cidade de Manaus, a partir da nova gestão municipal.

“Um dia, vindo da zona Leste, encontrei ali na Praça 14, às 9 horas da noite, um grupo de 25 garis trabalhando numa limpeza. Eu virei e disse: isso é inédito! Um rapaz virou e respondeu: oi, meu nome é Inédito. Então, parabéns a todos esses grupos que não têm hora para trabalhar e, em especial, àquele grupo, com quem tenho mantido um contato muito especial”, disse Alemão.

———

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Fotos: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM e Assessoria de Comunicação do vereador

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Bombeiros, Câmara Municipal de Manaus - CMM, David Almeida, Educação, Estado do Amazonas, Fiscalização, Manaus, William Alemão
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

sedecti exposicaoDUASRODAS FotoANTONIOLIMA 1
Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
AADESAM CHAMAMENTO HERON FERREIRA 1024x899 1
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Sejusc Casamento Coletivo Fotos Lincoln Ferreira 2 1024x682 1
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
WhatsApp Image 2024 07 16 at 11.21.05 1024x768 1
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Teatro FUnATI 4 1024x682 Svj2kD
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus