O Projeto de Lei (PL) n° 271/2021 de autoria do vereador Everton Assis (PSL), quer tornar obrigatória a exibição de vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows, cinemas, eventos culturais, feiras agropecuárias e com aglomerações em Manaus, foi deliberado nesta quarta-feira (31/5), no plenário da Câmara Municipal de Manaus.
O objetivo do PL é aumentar a conscientização do uso de substâncias alucinógenas ou entorpecentes.Para o vereador, a exibição dos vídeos será uma das grandes ferramentas na luta contra as drogas. “Com o uso de drogas há o aumento da criminalidade, disseminação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e a destruição do ser humano. A droga é um mal incontrolável na sociedade em que vivemos, atingindo as pessoas independentemente de idade, classe social, profissão, naturalidade, raça, nacionalidade, etnia e cor,” disse Everton.
O vereador ressalta ainda que o vídeo deverá ter a duração de aproximadamente um minuto e deverá ser apresentado em telas capazes de permitir a visualização de seu conteúdo para todo o público presente nos eventos. Nos cinemas, o vídeo deverá ser apresentado anteriormente à exibição de cada filme.
Os vídeos deverão abordar os seguintes temas como, por exemplo, a consequência do uso de drogas lícitas e ilícitas, uso indevido de medicamentos, drogas e sua relação próxima com a violência, prostituição e acidentes, os dependentes de drogas e suas chances de recuperação, a participação da família e da comunidade.
Com a aprovação do projeto, as empresas estarão contribuindo com o trabalho de conscientização das pessoas sobre o tema. “O material veiculará informações sobre as consequências do uso de entorpecentes, fazendo um alerta sobre os perigos do contato com as drogas”, destacou.
———
Texto: Andreza Miller – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM