A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou nesta sexta-feira, 9/7, da segunda audiência pública do programa “Rodas de Cidadania”, com o tema Educação, promovida pela Ouvidoria do Tribunal de Conta do Estado (TCE-AM), em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP) do TCE-AM. O evento foi realizado via plataforma Google Meet e contou ainda com representantes da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc).
Conforme o subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Lourival Praia, a partir do evento, a secretaria conseguiu demonstrar as suas dificuldades, socializar o trabalho da atual gestão e extrair alternativas que possam colaborar para solução de possíveis problemas do órgão.
O programa “Rodas de Cidadania” está na sua terceira edição e tem o objetivo de esclarecer as atribuições do TCE-AM e ouvir a população local sobre as demandas existentes, bem como discutir melhorias para toda sociedade amazonense.
Segundo ele, a Semed tem um grupo de servidores bem qualificados, e por meio deles, vem conseguindo resolver problemas ocasionados pela pandemia, como a questão da merenda escolar, e de várias outras frentes. ”Estamos atendendo a contento a nossa população e os nossos mais de 250 mil alunos, a despeito de todas as dificuldades que encontramos”, completou.
“Foi um evento onde discutimos temas como evasão escolar, segurança nas escolas e merenda escolar. Foi importante porque ouvimos soluções tanto da prefeitura, quanto do Estado”, informou Lourival.
“Ações como essa são muito importantes, porque ajudam a trazer benefícios para a secretaria, pois a discussão e o diálogo sobre problemas comuns, tanto em nível municipal ou estadual podem ser reavaliados e melhorados para serem prestados com mais eficiência a nossa população e alunos de toda rede pública de ensino”, ressaltou Leís.
Durante a roda de conversa, os órgãos participantes tiveram a oportunidade de apresentar como estão executando suas receitas em prol da sociedade. Conforme Leís Batista, diretor do Departamento de Planejamento (Deplan) da Semed, o momento serviu para a secretaria avaliar o que deve e pode melhorar na sua atuação e no trabalho que oferece à população de Manaus.
“A Semed, por meio do seu corpo técnico presente, conseguiu responder e defender bem as perguntas que foram feitas durante as rodas e teve a oportunidade também de ouvir o que a sociedade civil tem a contribuir com a gestão”, frisou.
Ele também acrescentou que a Semed conseguiu esclarecer todas perguntas feitas pelo órgão de controle do Estado do Amazonas durante as rodas de conversa.
Idealizada pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro, o Rodas de Cidadania foi originado do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac), também criado pelo conselheiro, em 2018.
Controle externo
— — —
“O Rodas de Cidadania é a oportunidade de discutirmos diretamente com a população temas sensíveis ao controle externo”, afirmou o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.
Fotos – Cleomir Santos ∕ Semed
Texto – Emerson Santos ∕ Semed
Programa ‘Rodas de Cidadania’ do TCE-AM conta com a participação da prefeitura Prefeitura Municipal de Manaus.