Neste 14 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que coordena o Programa Doador Legal, divulgou os números da última ação realizada de 8 a 11 de junho, que contribuiu com 251 bolsas de sangue, que abastecerão o estoque da Fundação de Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) e devem beneficiar mais de mil pessoas.
O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (PV) comemorou o resultado da ação. “Tivemos 251 bolsas de sangue doadas. Essas bolsas ajudarão mil pessoas, já que uma bolsa pode atender até quatro pessoas. É uma alegria imensa ajudar a salvar vidas. Todos os envolvidos estão de parabéns”, comemorou.
Na ação deste ano, que entrou na sétima edição, a Unidade Móvel de Coleta do Hemoam, popularmente conhecida como “Vampirão”, esteve no primeiro dia no estacionamento da Assembleia para facilitar o acesso dos servidores que são doadores de sangue. Nos dias 09, 10 e 11 de junho, a equipe da Diretoria de Assistência Social esteve no Hemoam para receber as pessoas interessadas em contribuir com o estoque do banco de sangue da Instituição.
Doação continua
A diretora de Assistência Social da Casa Legislativa, Jandira Moura, celebrou o número de doações, que alcançou um bom número apesar de ter acontecido, logo após ter o final de semana violento que assolou Manaus. “Foi uma semana difícil, mas que não atrapalhou o andamento do programa. Foram 291 pessoas que abraçaram a causa e procuraram o Hemoam para fazer a doação; destas, 251 foram consideradas aptas e tiveram o sangue coletado. Estamos muito felizes com o resultado”, disse.
O Hemoam continuará recebendo doações do Doador Legal até o dia 30 de junho, de acordo com Jandira. “Muitas pessoas não puderam doar, na semana passada. Então, quem desejar fazer a doação pode se dirigir ao Hemoam até o fim do mês, quando de fato a campanha Programa Doador Legal encerra”, afirmou.
Dia Mundial do Doador de Sangue
A data de 14 de junho foi escolhida para homenagear os doadores de sangue do mundo inteiro, além de lembrar a importância deste gesto nobre que salva vidas. A referência da data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
Texto: Diretoria de Comunicação da Aleam