Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Profissionais de educação participam de workshop sobre avaliação
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de Manaus

Profissionais de educação participam de workshop sobre avaliação

14/09/2021
51477044820 ce4ef32f83 z
Compartilhar

 A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta terça-feira, 14/9, o primeiro workshop da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), com o tema “Avaliação educacional e suas interfaces”. O evento, que foi realizado no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping, na zona Centro-Sul, segue até esta quarta-feira, 15.
 

O subsecretário de Gestão Educacional, professor Carlos Guedelha, destacou que o workshop contribui para a melhoria das ações da Prefeitura de Manaus na educação.
O evento visa ampliar a discussão dos conhecimentos em relação às avaliações em larga escala e contribuir para o êxito da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). O workshop conta com a participação dos chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), assessores e pedagogos das unidades de ensino.
 
“Estamos discutindo não somente a avaliação dos alunos, mas também da gestão da própria rede, que é um componente fundamental do processo formativo. Então esse momento é muito importante para a reflexão e preparo para que cheguemos ao dia da prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) com nossos alunos aptos para fazer uma boa avaliação”, pontuou.
 
Para o chefe da DAM, professor Anézio Mar, o momento proporcionará melhoria nas boas práticas de ensino e aprendizagem da rede municipal de educação.
Pedagoga da escola municipal Gelcy Sena Abrantes, localizada no bairro Redação, zona Oeste, que atende alunos dos anos iniciais, Lenimar Cardoso salientou que os momentos de trocas de experiências são essenciais para o melhor desenvolvimento das ações educacionais.
“Neste workshop tratamos sobre o processo de avaliação. Para termos avanços é crucial avaliarmos nossas práticas e nosso desenvolvimento ao longo dos anos, além de identificar e melhorar as competências e habilidades dos nossos estudantes. Nesse sentido conseguimos ter um diagnóstico inicial de como estão os nossos estudantes em relação a essas aprendizagens, para avançarmos por meio de planos de intervenção para recuperar as lacunas que tivemos em decorrência da pandemia”, explicou.
 
“Momentos como esses são ímpares para nós, que atuamos na coordenação pedagógica, ainda mais em ano de preparação para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde precisamos realmente avaliar as nossas práticas e analisar os nossos resultados, que devido a pandemia estão sendo um grande desafio. Um workshop como esse contribui ainda mais para que possamos realizar um trabalho de excelência em Manaus”, afirmou.
O primeiro dia de evento também contou com relatos de experiências de professores. A palestra com a temática “Avaliações em larga escala e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem”, foi ministrada pelo coordenador do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper/SP), Tadeu Ponte. Uma apresentação cultural e sorteio de brindes também marcaram a abertura do workshop.
Programação
 
Nesta quarta-feira, 15, segundo dia do evento, haverá a oficina temática sobre a ADE e formação com os professores coordenadores de avaliação da DAM.
A Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) é realizada em duas aplicações, sendo semestral. A avaliação de português e matemática beneficia aproximadamente 180 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 3ª e 4ª fases.
Exame
Texto – Andrew Ericles / Semed
— — —
Disponíveis em – https://bit.ly/3El4QAb
Fotos – Eliton Santos / Semed
Profissionais de educação participam de workshop sobre avaliação Prefeitura Municipal de Manaus.
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Educação, Educação Básica, Manaus, Prefeitura de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

51507942861 6d770edc9b 1
DestaquePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

27/07/2022
52244312950 38cc93c5aa z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza workshop sobre práticas pedagógicas do Cemeapi

27/07/2022
52243243149 553511c660 z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

26/07/2022
52240919480 78f2d7dd60
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

25/07/2022
52213176112 7b47ae1ff3 w
Portal Prefeitura de Manaus

Requalificação de feiras e mercados marca um novo ciclo na vida dos permissionários da capital

25/07/2022
52233354627 ba5a379cfa
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta condutores para o retorno do corredor exclusivo do transporte coletivo

22/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus