A sessão solene realizada nesta quinta-feira (13/5) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) marcou a celebração do assistente social que é anualmente comemorada no dia 15 de maio. O evento aconteceu no plenário Adriano Jorge e foi uma iniciativa dos vereadores Dr. Daniel Vasconcelos e Allan Campelo, ambos do Partido Social Cristão (PSC).
Para Daniel Vasconcelos, o assistente social é um profissional que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e merece melhor reconhecimento, pois se dedica a transformar uma realidade desigual no País e na cidade de Manaus.
“Fico muito feliz em fazer parte deste momento que é único. Essa é uma nobre profissão, sempre afirmei que se eu não fosse cirurgião dentista, seria assistente social, porque gosto de estar e ajudar as pessoas, de articular meios para criar políticas públicas em benefício dos mais necessitados e é isso que estes nobres fazem, se doam em favor do outro, levam dignidade a quem precisa, eles merecem todo o nosso respeito e reconhecimento,” disse o vereador Dr. Daniel.
A data surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, por meio do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamentou e oficializou a profissão no Brasil, regulamentada pela Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993. Assistente Social é uma profissão de caráter interventivo, que se baseia em instrumentos e métodos multidisciplinares das ciências sociais, que analisam e propõe adequações em diversas questões sociais, das comunidades, promovendo o desenvolvimento e a justiça social. Atuam de forma direta em vários campos e instituições ligados à Educação, Saúde, Habitação, Assistência Social, Sistemas Penitenciários, Ministério Público, Defensoria Pública. Previdência Social, ONGS, entre outros.
A presidente do CRESS-AM, Laurisana Camargo agradeceu a homenagem em nome dos 9.495 assistentes sociais do Amazonas, mas ressaltou que este momento é de reflexão e de chamar a atenção para a valorização da categoria.
“Nós somos profissionais do serviço social e estamos há mais de 70 anos contribuindo para o desenvolvimento desta cidade, precisamos de políticas públicas, da valorização e respeito ao nosso trabalho desenvolvido não somente no Amazonas, mas em todo o Brasil. Temos que lembrar da luta pela vida que envolve aqueles que muitas vezes ficam invisíveis, nos arriscamos nessa pandemia pelo compromisso que assumimos com a sociedade, então, o que mais queremos é o reconhecimento por meio de ações, queremos a segurança para trabalharmos,” afirmou.
A homenagem foi presidida pelo vereador Allan Campelo, e a mesa foi composta ainda pelo vereador Dr. Daniel Vasconcelos, pela presidente do Conselho Regional de Assistência Social(CRESS -AM), Laurisana Camargo, a secretária de Assistência Social do Estado do Amazonas (SEAS), Alessandra Campelo, a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC ), Jane Mara Moraes, a secretária Executiva do Fundo Manaus Solidária, Rosely Fernandes, a assistente social do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Andreia Rodrigues, a chefe do Núcleo de Saúde de Grupos Especiais (NUSGE), Wanja Leal.
De forma híbrida, também participaram, a 2a tenente do Comando do 9º Distrito Naval da Marinha (Com9ºDN), Viviane Rocha, o coordenador de recursos humanos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Major Paulo Sergio e a assistente social da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), Kelly Brandão.
Durante a solenidade, os vereadores entregaram certificados de reconhecimento aos profissionais que se destacaram no âmbito da profissão.
———
Texto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom – CMM