Há 28 minutos
Por Agência Amazonas
pesquisas desenvolvidas por alunas e professoras da Secretaria de educação. FOTOS: Divulgação/Fapeam (Observação: imagens feitas em 2019, antes da pandemia)As pesquisas desenvolvidas por alunas e professoras da Secretaria de educação e Desporto foram premiadas pelo “Mulheres e Meninas na Ciência”, do Programa Ciência na escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). No total, 33 professoras e 99 alunas receberam destaque ou menção honrosa pelos projetos.
As concessões de menções honrosas correspondem às áreas de ciências Humanas; Linguísticas, Letras e artes; e ciências Biológicas. Cada coordenadora receberá um troféu; cada bolsista, uma medalha; e a escola, uma placa de menção honrosa pelo projeto desenvolvido.
As menções honrosas foram conferidas a 25 projetos da Secretaria de educação, da capital e do interior, sendo um deles da cidade de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus), que pesquisou a “cesta básica Regionalizada em Santo Antônio do Içá”. O projeto foi desenvolvido pela professora Francinete Chota, com as alunas Elciane Pereira e Sheila Chaves, e ficou em primeiro lugar na REDE estadual de ensino.
O coordenador institucional do PCE na Secretaria de educação, Mailson Rafael Ferreira, diz que é importante incentivar a participação das escolas nos programas científicos.
“O PCE é um programa inovador e incentivador que, em parceria com a SEDUC, oportuniza que professores e alunos da educação básica também façam pesquisa científica nas escolas, sendo muitos desses projetos coordenados por professoras e dos quais participam meninas cientistas, enchendo nossa secretaria de orgulho”, assinalou Ferreira.
“Por isso, a relevância dessa Premiação Mulheres e Meninas na Ciência do Programa Ciência na escola, pois ela valoriza projetos brilhantes desenvolvidos por professoras e alunas da educação básica de escolas estaduais do Amazonas, incentivando outras a entrarem nesse fascinante universo científico escolar”, acrescentou o coordenador.
Houve, também, um destaque para os oito trabalhos realizados nas áreas de ciências Exatas e da Terra, onde há desequilíbrio de gêneros entre coordenadores de projetos de pesquisa. Os destaques de ciências Exatas foram para alunas e professoras de Manaus, Benjamin Constant, Itacoatiara, Barreirinha e Parintins.
Os projetos concorreram pelo no edital nº 003/2019 do PCE e foram desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento. Receberam certificado de menção honrosa as coordenadoras, bolsistas e escolas.