A vereadora Professora Jacqueline solicitou ao prefeito David Almeida por meio da indicação 111/2021 a implantação de Casa de Acolhimento Provisório para Mulheres em Situação de violência que não correm risco iminente de morte.Com endereço sigiloso a Casa de Acolhimento Provisório às Mulheres é uma ação de política pública de enfrentamento com ações de prevenção, assistência e combate à violência contra mulher.
A vereadora Jacqueline defende a Casa de Acolhimento seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para Mulheres, “É uma nova chance para mulheres poderem recomeçar suas vidas, com apoio ao isolamento, acolhimento e proteção”, argumenta.
Atual Presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, a Professora Jacqueline também é titular da Procuradoria Especial da Mulher, “Viver sem violência é um direito das mulheres. Uma vez que o convívio dela seja cheio de ameaças ou agressões é necessário que haja uma intervenção social para que elas possam reorganizar e garantir a integridade das suas vidas”, acrescenta.
No Brasil, existem em média 70 casas de abrigo temporário voltadas para acolhimento de mulheres. Com equipe preparada para consegue acelerar atendimento jurídico médico e social para mulheres acolhidas, além de facilitar o processo de guarda de filhos, receitas médicas, check-ups de saúde, assessoria jurídica para pensão alimentícia entre outras necessidades, notificação para o trabalho e escola dos filhos.
Texto: Renata Paula – Assessoria de comunicação da vereadora
Foto: Assessoria de Comunicação da vereadora