A vereadora Professora Jacqueline (Podemos) solicitou à prefeitura Municipal de Manaus (PMM), a contratação de serviço de telefonia móvel, com internet para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus.Na solicitação, feita por meio da Indicação Nº 272/2021, a vereadora afirma que as Unidades Básicas de Saúde de Manaus, principalmente as localizadas na zona rural, na maioria, enfrentam problemas de comunicação, por conta da falta dos serviços de telefonia e internet.
Durante pronunciamento, durante a Sessão Ordinária nesta segunda-feira (12/4), Professora Jacqueline relatou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde lotados nas UBS da zona rural, entre elas a falta de acesso à internet. “O médico na zona rural ribeirinha só vai duas vezes ao mês e quando o paciente pega a guia de atendimento precisa ir na cidade agendar o exame. Isso desestimula e acumula doenças por tanta dificuldade em atendimento”, acrescentou.
Jacqueline também citou o exemplo da UBS 41/42 que fica no Ramal do Pau-Rosa (21KM / BR-174), onde os funcionários precisam recorrer a recursos próprios para agilizar agendamentos.
“Hoje em dia tudo é feito forma on-line e existem comunidades que estão anos luz de atraso tecnológico. A médica da UBS no Pau Rosa, Dra. Cibele assinou um pacote de internet e paga do próprio bolso para ajudar a garantir um atendimento melhor aos pacientes”, denunciou.
Internet das escolas
A falta de acesso à internet nas Unidades Básicas de Saúde é uma situação constante nas comunidades rurais (rodoviárias e ribeirinhas), Jacqueline relatou sobre a parceria que algumas escolas municipais precisam ter com as UBS para solucionar problemas virtuais.
“As escolas da zona rural já têm acesso a internet e muitas vezes precisa ser dividida com a UBS para uma situação urgente. Se tivesse uma internet de qualidade a população não passaria por tanta aflição por atendimento médico. Também pela falta de comunicação em casos de acidentes, porque até o paciente chegar na cidade, pode ser tarde demais”, explica.
Infraestrutura
A vereadora também solicitou providencias à Secretaria Municipal de Infraestrutura para manutenção dos ramais da zona rural, principalmente onde estão localizadas as escolas municipais.
“Os Ramais Água Branca (1 e 2), estão totalmente intrafegáveis. Quem quiser ter acesso à Escola Municipal Prof. Joana Vieira corre o risco de ficar no meio do caminho atolado. O sonho do produtor rural em abastecer a cidade com alimento vai para a lama. Nossos irmãos das comunidades rurais estão em desespero, invisíveis pelo poder público, isolados não só pela pandemia, mas também pela impossibilidade de trafegar pela cidade”, lamenta.
Texto: Assessoria de comunicação vereadora
Imagens: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM