O vereador Professor Samuel (PL) alerta os trabalhadores de educação das redes municipal, estadual e federal do ensino básico e superior sobre a importância da imunização contra a Covid-19, que iniciou nesta quarta-feira (19/5), na capital amazonense.
O parlamentar fez uma Indicação nº 375 de 2021, em abril, à Prefeitura de Manaus, para inclusão dos Professores entre os grupos prioritários de vacinação contra Covid-19. Ele ressaltou que é de grande comemoração esse avanço para a normalização das aulas.
“Sabemos da importância da vacina para sociedade hoje e hoje fico feliz por ter contribuído para que os profissionais da educação sejam imunizados”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai vacinar, nesta etapa, os professores e demais servidores que atuam no ensino básico (creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e de jovens e adultos) e no ensino superior, conforme as prioridades definidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Os trabalhadores do ensino básico representam o 18º grupo prioritário elencado pelo Ministério da Saúde, e os do ensino superior, o 19º grupo.
“Inúmeros setores estão sofrendo para se adaptar e encontrar formas de superar essa situação atribulada. A área da Educação não teria como escapar desses enormes desafios, portanto, com a retomada das aulas presenciais é preciso imunizar esses profissionais que hoje não fazem parte do grupo de risco, mas terão contato com inúmeras pessoas, levando para suas casas ou trazendo delas um risco que podemos evitar”, ressaltou.
Samuel falou ainda da importância dos professores e gestores nesse retorno gradual na identificação de casos de violência contra crianças durante o isolamento social na pandemia. “A escola será uma grande aliada das crianças que buscarão ajuda, Manaus ocupa a sexta posição no ranking nacional em números de denúncias sobre exploração sexual infantil, mas sabemos que este número é muito maior por conta do isolamento”, finalizou.
Cronograma de Vacinação
O calendário de imunização teve início nesta quarta-feira (19/5), quando serão atendidos os trabalhadores de ensino básico da rede municipal e federal, e segue, de quinta-feira a sábado (dias 20, 21 e 22), com os que atuam no ensino básico da rede estadual. Na próxima segunda-feira, 24, será a vez dos trabalhadores de ensino básico da rede particular e na terça-feira, 25, os de ensino superior estadual, federal e particular.
Os que já têm cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) devem acessar o sistema e verificar no botão “Consultar 1ª Dose” o local e a hora agendados eletronicamente para a vacinação. Quem ainda não fez o cadastro no Imuniza, deve acessar o sistema e escolher a opção “Cadastro de Cidadão”, depois escolher a opção correspondente ao grupo (trabalhador de educação) e informar os dados solicitados, que incluem a natureza do estabelecimento ao qual o trabalhador está vinculado (público municipal, estadual, federal ou particular) e o nível de ensino onde atua (básico ou superior).
———
Texto: Paula Christina – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM