Com quatro crianças e recebendo renda do Bolsa Família, a família do casal Otoniel Jeffé, 37, e Elizângela Cordeiro de Oliveira, 37, é uma das mais de 400 que já residem no novo lar, no residencial multifamiliar Cidadão Manauara 2, etapa B, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. Até esta quarta-feira, 22/9, a Prefeitura de Manaus contabilizava 81% de ocupação do conjunto, que integra o projeto habitacional municipal, dentro do projeto federal “Casa Verde e Amarela”, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
A beneficiária sorteada pela Caixa Econômica com o apartamento é Elizângela, que tem deficiência intelectual e transtorno bipolar. O esposo sofreu um acidente aos 12 anos, ao ser atropelado e perder a perna direita, abaixo do joelho. Eles se mudaram para o bloco 19, onde ocupam um apartamento no primeiro andar. Com o casal vivem os filhos Sara, 2 anos, Leandro, de 6 anos, David, com 11, e Guilherme, 13. Um outro filho mora com a avó.
São 406 famílias que ocupam os apartamentos próprios, financiados pela Caixa Econômica Federal pelos próximos dez anos. Em razão das medidas de distanciamento por causa da pandemia da Covid-19, os beneficiários foram divididos em grupos, dentro do cronograma inicial. As mudanças iniciaram no dia 22 de agosto e seguem até o final de setembro, prazo para que os contemplados passem a morar no residencial.
A preocupação dele agora é manter os cuidados com os filhos, da esposa, para o tratamento dela e a medicação, e fazer a matrícula das crianças em uma nova escola. Ele, que é natural de Belém, estudou até a segunda série do ensino fundamental. “Tem área de lazer para os meninos e eles estão gostando. E vamos cuidar e conservar o apartamento para sempre tê-lo em bom estado”, disse. O casal recebeu ajuda da prefeitura para fazer a mudança, com um caminhão cedido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Como muitas famílias aptas ao programa habitacional, Elizângela e Otoniel moravam de favor em um barraco cedido a eles no Jorge Teixeira, em uma área de risco, sujeita a desabamento. “Foi uma emoção muito grande quando vi o nome dela no sorteio. Onde morávamos não tinha saneamento, banheiro e ainda subíamos uma escada de 15 degraus para chegar em casa. Não tenho palavras para descrever o agradecimento e a emoção. É uma bênção, estamos maravilhados ainda, como se a ficha não tivesse caído. Nem se eu trabalhasse mil anos, teria dinheiro para comprar um apartamento”, falou, feliz, Otoniel.
Meta
“Nós temos essa entrega de 500 casas e a perspectiva é de fazer cinco mil habitações na cidade de Manaus, em parceria com o governo federal”, comentou Almeida.
O prefeito David Almeida lançou o programa “Casa para Todos”, cuja meta é a construção de mais de cinco mil unidades habitacionais de interesse social em diversos bairros da capital.
O objetivo do programa é a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados. Conforme o prefeito, o projeto prevê a criação de um Núcleo de Apoio Técnico à Moradia, que será responsável por orientar o cadastramento das famílias nos programas habitacionais.
Cada torre do residencial Cidadão Manauara 2 tem cinco andares, sistemas de gás encanado e de água, além de instalações hidrossanitárias.
Residencial
Os futuros moradores serão isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), como medida da gestão David Almeida, por lei municipal.
Os apartamentos são adaptados, atendendo à Norma Brasileira (NBR) nº 9.500, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos para PcDs, inclusive nas áreas comuns.
O residencial tem recursos do governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional, e sua construção foi executada pela RD Engenharia, com valor de R$ 41 milhões.
— — —
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWKqZiM
Prefeitura segue com mudanças de beneficiários e Cidadão Manauara 2 chega a 80% de ocupação Prefeitura Municipal de Manaus.