Uma ação educativa na zona Leste de Manaus marcou o terceiro dia da Semana Municipal de Trânsito, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Agentes de trânsito, fiscais de transporte e servidores do setor de Educação do IMMU realizaram uma panfletagem e orientação aos motoristas do transporte Alternativo, os populares “Amarelinhos” que atendem a avenida Autaz Mirim, na zona Leste.
A atuação contou, ainda, com apoio da Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Área da Zona Leste (CPA-Leste).
Além da panfletagem, os motoristas receberam um kit incluindo uma máscara de prevenção contra o coronavírus e adesivo sobre a importância da Semana Municipal de Trânsito na prevenção de acidentes nas vias da capital.
“Estas atividades preventivas já fazem parte do calendário do município e reforçam a necessidade de manter um trânsito cada vez mais seguro em Manaus. Esta é uma semana dedicada à prevenção e educação. Ressalto que a palavra-chave é prevenção. Sabemos que educar os motoristas é essencial, e o nosso objetivo principal é salvar vidas”, frisou o diretor.
O diretor de Educação de Trânsito e Estatística do IMMU, Pedro Miranda, explicou que a atuação atende determinação do prefeito de Manaus, David Almeida, que solicitou foco em ações preventivas para evitar acidentes de trânsito na capital.
O presidente da Cooperativa de Transporte de Alternativo e Executivo de Manaus (Cooptaem), o motorista Pedro de Brito Coelho, elogiou a ação. “É muito positiva esta iniciativa. É uma forma de conscientizar tanto os motoristas e cobradores, quanto os passageiros sobre a necessidade do uso de máscara, além de respeitar todos no trânsito e transporte. Quanto mais blitze houver, mais os operadores vão querer respeitar as regras de trânsito”, opinou.
Pedro Miranda ressaltou outras ações da semana. “O foco continuará sendo medidas preventivas. No domingo, haverá um culto ecumênico na avenida Djalma Batista, próximo ao viaduto Ayrton Senna, em frente à Universidade Paulista, a Unip”, disse.
— — —
Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom e Sidney Mendonça/IMMU
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmV1UktQ