Linhas de produção ditam o mundo feito de indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM) e essa visão inspira arquitetos, engenheiros e equipe técnica da Prefeitura de Manaus, para projetar o “Distrito Turístico”, uma das revitalizações propostas pelo prefeito David Almeida, dentro do programa de crescimento econômico “Mais Manaus”. O “Distrito Turístico” foi tema durante reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), nesta semana.
Nesta sexta-feira, 2/7, equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), do Conselho Municipal de Gestão Estratégicas (CMGE) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estiveram visitando várias áreas do Distrito, para dar continuidade aos estudos para requalificação do setor.
Em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Prefeitura de Manaus está se debruçando em estudos e conceitos, a fim de proporcionar melhorias para a capital amazonense, indo além da pavimentação das vias do Distrito Industrial, na zona Sul, e pensando no bairro como atração turística, social e cultural.
A proposta do prefeito, segundo Valente, prevê a transformação no setor industrial como lugar aprazível de se viver e de turismo. “Temos as ideias, os conceitos e novas dimensões após a visita e faremos os ajustes. Grandes surpresas serão apresentadas para a cidade pelo prefeito David Almeida, tão logo os projetos sejam finalizados e aprovados por ele”, informou o diretor-presidente do Implurb.
“Fomos sentir no Distrito os locais onde existem propostas, que estamos desenvolvendo no Implurb, como compromisso do prefeito David Almeida para transformar o Distrito numa zona de atração turística e também para incremento de novos investimentos. Fomos visitar, junto com o CMGE e Seminf, as áreas em estudo e tivemos gratas surpresas ao perceber que o potencial é muito grande. Vamos ajustar uma série de conceitos e ideias, e na terça-feira (6) teremos reunião com a equipe da Suframa sobre o desenvolvimento da revitalização”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
Também participaram da visita o presidente do CMGE, Arnaldo Grijó, Célio Bernardo Guedes, também do conselho, o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, o diretor de Planejamento, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro e o engenheiro Claudinei da Silva, da Seminf.
Conforme o prefeito David Almeida, em menos de três meses, as obras do Distrito estarão concluídas com a pavimentação das ruas, revitalização e paisagismo. Também estão previstas ações de embelezamento da área com um portal de entrada, recuperação do calçadão da Suframa e a criação do Museu da Zona Franca, que está incluído no programa “Mais Manaus”.
Obras
O programa “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida no dia 17∕6, contempla a construção do Museu da Zona Franca de Manaus, a revitalização urbanística do polo industrial, com ações de paisagismo e urbanismo e outros projetos urbanísticos que tornarão o espaço um importante centro turístico.
“O Distrito vai ganhar uma série de benefícios que configuram o ‘Distrito Turístico’ e tornarão nossa cidade de primeiro mundo, da porta das fábricas para fora, porque ela já é de primeiro mundo da porta das fábricas para dentro”, destacou o chefe do Executivo municipal.
“A gestão municipal está trabalhando lado a lado com a Suframa, queremos ser parceiros, por isso vamos colocar também ciclovia e iluminação a LED, trazendo melhores condições para as empresas que estão vindo para cá, e para a nossa população que passa e trabalha no local”, comentou o prefeito.
O prefeito destacou, ainda, os projetos da Prefeitura de Manaus para o Distrito Industrial, com instalações referentes à infraestrutura e à limpeza urbana, para garantir a manutenção dos espaços.
“Mais Manaus”
David Almeida explicou que os investimentos acontecerão, de forma simultânea, em diversas áreas da gestão municipal, assim, entregando uma Manaus mais bonita, organizada e estruturada para a população. Essa é uma das promessas de campanha do prefeito.
Nos próximos dois anos, Manaus será transformada em um imenso canteiro de obras, com investimentos superiores a R$ 1,2 bilhão no programa de crescimento econômico e social, o “Mais Manaus”. O pacote de ações tem como objetivo modernizar a capital amazonense, além de gerar aproximadamente 60 mil vagas de empregos, direta e indiretamente.
Texto – Claudia do Valle / Implurb
— — —
Fotos – Divulgação / Implurb
Prefeitura pretende transformar o Distrito Industrial em área turística Prefeitura Municipal de Manaus.