Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura monitora bairros com riscos de ser atingidos pela cheia em Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura monitora bairros com riscos de ser atingidos pela cheia em Manaus

01/04/2021
51017213135 ff149e1910 o 720x407 1
Compartilhar

Após o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) fazer o primeiro alerta de como poderá se comportar a cheia para o ano de 2021, juntamente com a Agência Nacional das Águas, nesta quarta-feira, 31/3, anunciando uma previsão de 90% que o fenômeno natural ultrapasse o nível de 29 metros do rio, que é classificada como cheia extrema, a Prefeitura de Manaus está monitorando 15 bairros da área urbana e 17 da zona rural ribeirinha.

O comitê de pronta-resposta criado pelo prefeito David Almeida, já está trabalhando no plano de ações emergenciais para minimizar os impactos desses moradores de áreas afetadas pelo rio Negro.

“Diante dos estudos que apresentam uma das cinco maiores cheias para este ano, o comitê tem trabalhado em conjunto, para realizar as ações emergenciais e minimizar os impactos aos moradores das áreas que podem ser afetadas, como nos determinou o prefeito David Almeida. E como há uma previsão de alto índice de chuva para os próximos dias, também estamos trabalhando para que o comitê atue em regime de plantão, para atender as ocorrências neste período chuvoso”, enfatizou o secretário municipal chefe da Casa Militar, tenente William Dias.

A conferência que deu o alerta foi realizada de forma on-line e mostrou um prognóstico do nível máximo e mínimo de como será a cheia, para que a Defesa Civil do Estado e município façam um planejamento das ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação dos locais que podem ser atingidos.

“Neste primeiro momento, foram passados os dados com base no comportamento dos rios nos últimos meses e a quantidade de chuva esperada para os próximos três meses. Com isso, há um planejamento para trabalharmos com a cota acima de 29 metros, que classifica uma cheia extrema na cidade, com vários pontos de alagamento. Mas, que comparada à cheia histórica de 2012, ainda há uma probabilidade pequena de atingirmos a cota máxima registrada na capital”, ressaltou o assessor técnico da Defesa Civil, coronel Fernando Júnior.

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), os meses de fevereiro, março, abril e maio apresentam um nível de chuva acima do esperado para a região, o que coloca os gráficos da cota do rio Negro acima de 29 metros.

Entre as ações definidas pelo comitê estão a realização do levantamento e monitoramento das áreas já afetadas; construção de meios de acesso (passarelas); entrega de donativos; limpeza dos ambientes poluídos, incluindo a coleta e destinação dos resíduos sólidos; descontaminação de vias públicas no centro comercial de Manaus; e a desratização e desinsetização dos bairros atingidos.

Bairros

De acordo com o estudo realizado pela Prefeitura de Manaus, na região urbana os bairros atingidos devem ser o Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara.

Na região rural ribeirinha, a Defesa Civil vai monitorar as comunidades Nova Canaã do Aruau, São Francisco do Aruau, Lindo Amanhecer, São Sebastião do Cuieiras, São Francisco do Chita, Bela Vista do Jaraqui, Nova Jerusalém do Minpidiau, São Sebastião do Tarumã-Mirim, Agrovilla, Cueiras do Tarumã-Açu, Nova Esperança do Apuau, Santa Isabel do Apuau, Nova Aliança do Apuau, União e Progresso, São Francisco do Tabocal, São Raimundo e o assentamento Nazaré.

———

Texto – Sheyevena Nascimento / Casa Militar

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmV7FXMv
Fotos – Divulgação /Arquivo Casa Militar
Prefeitura monitora bairros com riscos de ser atingidos pela cheia em Manaus Prefeitura Municipal de Manaus.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados David Almeida, Manaus, Prefeitura de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

51507942861 6d770edc9b 1
DestaquePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

27/07/2022
52244312950 38cc93c5aa z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza workshop sobre práticas pedagógicas do Cemeapi

27/07/2022
52243243149 553511c660 z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

26/07/2022
52240919480 78f2d7dd60
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

25/07/2022
52213176112 7b47ae1ff3 w
Portal Prefeitura de Manaus

Requalificação de feiras e mercados marca um novo ciclo na vida dos permissionários da capital

25/07/2022
52233354627 ba5a379cfa
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta condutores para o retorno do corredor exclusivo do transporte coletivo

22/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus