A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quarta-feira, 1º/9, a campanha “Setembro Amarelo”, que trata sobre a prevenção ao suicídio, com uma roda de conversa virtual, pelo canal da “Semed Educação Manaus”, no YouTube. O tema foi “Valorização da vida, uma lição de amor”, a ação contou com a participação de trabalhadores da educação, professores, pedagogos, diretores, além de alunos e pais ou responsáveis.
A campanha é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE), em parceria com as escolas da rede municipal e das Divisões Distritais Zonais (DDZs). A iniciativa será realizada durante todo o mês de setembro nas unidades de ensino, e o objetivo é potencializar um espaço promotor de ações de valorização da vida e intensificar o diálogo sobre saúde mental com toda comunidade escolar.
Os assuntos abordados no evento fazem parte do Programa Municipal de Saúde do Escolar e ao Programa de Prevenção a Todas as Violências e Promoção da Paz e Solidariedade nas Escolas (Pair). O gerente da GACPE, Mário Lima, destacou a importância da campanha nas escolas da rede municipal de ensino.
“Essa campanha é de extrema importância na educação e conta com o apoio do prefeito David Almeida e do secretário Pauderney Avelino. Nossa intenção é sensibilizar, mobilizar gestores, professores, alunos, pais ou responsáveis e sociedade em geral. O intuito é conseguir combater esse fenômeno que atinge milhares de crianças e adolescentes, que é a depressão e pode levar ao suicídio”, enfatizou Mário.
A palestra foi ministrada pelas convidadas Alessandra Pereira, médica psiquiatra, e Amanda Duarte, psicóloga e assessora da GACPE. Alessandra explicou sobre a adaptação ao novo jeito de educar, de se envolver com as pessoas, às tecnologias e sempre observar os quatro “Ds” da depressão, que o tema não deve ser lembrado somente no mês de setembro.
“Este é o mês que valorizamos muito a vida, mas que isso deve ser lembrado todos os dias, é necessário que cada um faça uma reflexão sobre os quatro “Ds” da depressão, que estão ligados a desvalia, desespero, desamparo e desesperança. As pessoas precisam se sentir valorizadas, amparadas, quem pensa em suicídio não demonstra, a família e a escola precisam perceber os sinais e ter uma conversa para ajudar e acolher o próximo”, explicou Alessandra.
De acordo com a psicóloga, as escolas devem trabalhar diariamente a autoestima dos alunos. “A Semed tem o compromisso de garantir a proteção aos direitos da criança e adolescente, por meio de ações educativas e informativas desenvolvidas no ambiente escolar. Durante todo esse mês as unidades de ensino desenvolverão atividades que abordarão esse tema, onde os educadores devem ter uma conversa sem julgamento e com acolhimento, onde seja criado um vínculo com o aluno e ele possa ter confiança no educador”, completou Amanda.
CampanhaA campanha Setembro Amarelo é um trabalho conjunto do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), criada em 2015, com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10/9. Por isso, nesta quarta-feira, para marcar o início da ação, os servidores da Semed se vestiram de amarelo.
— — —
Fotos – Eliton Santos/Semed
Texto – Érica Marinho/Semed
Disponíveis em – https://bit.ly/3jBcQVs
Prefeitura inicia campanha ‘Setembro Amarelo’ na rede municipal de ensino Prefeitura Municipal de Manaus.